Produtos de TI

Como comprar licença Oracle com VMware vSphere vs Oracle VM vs AWS


O que são, para que servem e como funcionam o Soft Partitioning (VMware) e o Hard Partitioning (Oracle VM e AWS) dentro do mundo da virtualização e sua influência na compra de Licença Oracle.

As várias alternativas de virtualização de hardware e software apresentam recursos de particionamento, com diversos níveis de flexibilidade para a alocação dos recursos. Quem define a quantidade de licença Oracle é o software escolhido para a visualização. Mas, afinal, o que isso significa e qual a sua aplicabilidade prática?

Particionamento – ou partitioning – nada mais é do que a situação em que encontramos duas ou mais CPUs dentro de um mesmo servidor, mas separadas em seções individuais que, por sua vez, exercem o papel de um sistema separado (também chamado de segmentação).

Definição visual de virtualização

Definição Visual de Virtualização

Saindo da teoria e passando à prática, as razões pelas quais muitos administradores de Banco de Dados optam por particionar seus servidores são os benefícios que a independência de ação entre as CPUs pode desempenhar, entre eles:

  • Possibilidade de executar vários sistemas operacionais, ou até mesmo várias versões de um mesmo sistema operacional, no mesmo servidor;
  • Possibilidade de equilibrar de maneira mais efetiva a carga de trabalho e a distribuição, gerindo alocações de processadores através de aplicativos e usuários no servidor;
  • Possibilidade de alavancar modelos de hardware como “Capacity on Demand” e “Pay As You Grow”.

Soft vs Hard Partitioning

Soft vs Hard Partitioning

Existem dois tipos de particionamento disponíveis. O Soft Partitioning, onde todos os cores de processamento do servidor devem ser licenciados e o Hard Partitioning, que possibilita a compra de licença Oracle apenas dos cores de processamento efetivamente utilizados.

No Soft Partitioning ocorre a segmentação do sistema operacional através dos gestores de recursos do sistema operacional, que limitam a quantidade de CPUs onde o banco de dados Oracle Database está sendo executado por meio da criação de áreas onde os recursos da CPU são alocados para aplicações dentro do mesmo sistema operacional. Trata-se de uma forma flexível de gerir os recursos de processamento, uma vez que a capacidade da CPU pode ser mudada, como fonte adicional de dados necessária.

O VMware é um exemplo desta modalidade. Nesse formato, a compra de licença Oracle Database deve ser de acordo com a quantidade de processadores físicos de todo o servidor (Host).

Já no Hard Partitioning, a segmentação ocorre fisicamente no servidor, dividindo-o em pequenos sistemas distintos que terão o mesmo desempenho de um servidor independente fisicamente. O Oracle VM encaixa-se nesta situação.

Vale lembrar que, ao contrário do Soft Partitioning, que não permite esta prática, o Hard Partitioning pode ser usado como meio de limitar o número de licenças de software necessárias para qualquer servidor ou um cluster de servidores.

Amazon Web Service

Licença Oracle na Amazon Web Services (AWS)A Amazon Web Service (AWS) é um fornecedor homologado pela Oracle para oferecer serviço de hospedagem Cloud do banco de dados Oracle. A AWS utiliza o Oracle VM, onde aplicasse o conceito de Hard Partitioning. A política de licenciamento de Oracle Database nas instâncias EC2 considera que a cada 4 ou menos virtual cores (vCPU) são contados (considerados) como 1 socket, o que vale como 1 licença por processador do banco de dados Oracle.

Para instâncias EC2 com mais de 4 cores virtuais, a cada 4 cores virtuais utilizados (arredondado para o múltiplo mais próximo de 4) equivale a uma exigência de 1 licença Oracle por processador (1 socket). Por exemplo, 6 cores virtuais devemos arredondar para 8 cores virtuais, considerando 2 licenças por processador.

Como o licenciamento da edição Oracle Database Standard Edition One limita-se a 2 processadores físicos, no ambiente AWS só pode ser licenciado em instâncias EC2 até 8 núcleos virtuais. E a versão Oracle Database Standard Edition limita-se a 4 processadores físicos, só pode ser licenciado em instâncias EC2 com até 16 núcleos virtuais.

Na edição Oracle Database Enterprise Edition, o licenciamento tem uma métrica diferente levando em conta também o Oracle Processor Core Factor Table, onde o cálculo para definir a quantidade de licença Oracle ocorre da seguinte forma: Número de Processadores Físicos * Número de Cores * Tabela Fator.

Para processadores Intel, o fator utilizado é 0,5. Em uma única instância EC2 de 8 núcleos virtuais (em chips multicore Intel), o que exigiria 8 * 0.5 = 4 licenças por processador (cada core virtual é considerado equivalente a um core físico).

Qualquer dúvida sobre licença Oracle Database e na forma de licenciamento do banco de dados em ambiente virtualizado para sua empresa, entre em contato conosco: www.4partner.com.br

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10