Se antes o marketing era dominado por palpites e pela simples tradição, hoje ele é um ambiente de teste de hipóteses e avaliação de resultados. Quer aprender a usar toda essa tecnologia em favor de suas ações de marketing? Então confira nosso artigo e se atualize:
Nunca houve época tão boa para se trabalhar com marketing, não é mesmo?
Mas se esse conhecimento até pouco tempo carregava o status de arte, está cada vez mais parecido com ciência, tamanha é a oferta de métricas e técnicas oferecidas pela tecnologia hoje em dia. É possível medir, por exemplo, e com uma precisão inimaginável, o comportamento dos consumidores, seu perfil, o que eles procuram e o que causará mais impacto para gerar vendas.
Conheça seu cliente
Ferramentas como Google Analytics, HubSpot e Facebook Ads Manager permitem que você conheça sua audiência como nunca, mesmo sem sequer produzir anúncios. Esses recursos fornecem dados demográficos sobre clientes, como informações relacionadas a sexo, idade, localização e escolaridade, e outros elementos ainda mais íntimos, como quais palavras-chave digitam na pesquisa do Google ou o que estão dizendo no Twitter, por exemplo.
Você também pode descobrir qual conteúdo é mais popular, como ele está sendo compartilhado e por que caminho deve seguir para atingir em cheio seu público, basta ficar de olho!
Explore seu site
Apesar de todo o investimento na otimização da homepage e na manutenção da tão famosa taxa de rejeição baixa, cada vez mais especialistas chegam à conclusão de que a página inicial ficará cada vez menos importante, já que os clientes chegam ao seu site por outras formas —seja pela pesquisa no Google, por um tweet, um post no Facebook ou alguma outra forma de recomendação.
O Google Analytics e o HubSpot permitem que você enxergue o que está realmente levando tráfego ao seu site, quanto tempo as pessoas ficam em cada página, se assistem os vídeos até o final, onde costumam clicar depois de lerem certo texto e assim por diante. Livre para sempre de palpites, você poderá ver, na prática, o que funciona e o que não funciona.
Automatize processos
Um Content Management System (CMS) é cada vez mais indispensável para não ser ultrapassado pela concorrência. Um bom CMS, como o HubsSpot, livra sua publicação do esforço manual de publicar conteúdo em diferentes plataformas e horários, deixando mãos e horas livres para produzir o que realmente importa.
Uma nova página produzida no blog da empresa aparece automaticamente no feed do Facebook e do Twitter, por exemplo. Também age de modo a ser responsivo a dispositivos, modificando o conteúdo para que fique bem legível em smartphones e tablets, em vez de ter a mesma configuração do desktop.
Aumente suas vendas
O HubSpot é um CMS bem completo que, por oferecer um vasto pacote de ferramentas de fácil utilização, tem um excelente custo-benefício, cobrindo logo o investimento.
Ele oferece uma ferramenta de SEO que ajuda a determinar quais palavras-chave devem ser usadas em suas páginas, para que apareçam melhor no ranking de buscas do Google, analisa o que estão dizendo da concorrência nas redes sociais e ensina, bem didaticamente, sobre como melhorar cada post — dizendo, por exemplo, que falta incluir as palavras-chave corretas, que está faltando uma imagem e assim por diante. Esse pacote faz toda a diferença entre uma estratégia de inbound marketing que funciona e outra que age no escuro.
Use a tecnologia ao seu favor!
Depois de conhecer esse amplo panorama de possibilidades tecnológicas para melhorar suas ações de marketing e aumentar suas vendas, comente aqui e divida conosco: o que você acha que falta saber para melhorar suas vendas on-line? Compartilhe suas impressões conosco!
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