Produtos de TI

Red Hat vs Debian: qual distribuição Linux escolher?


O sistema operacional Linux tem sido a escolha de cada vez mais empresas por integrar ao sistema a computação em nuvem e a utilização em dispositivos móveis, sem deixar de lado a usabilidade, segurança e estabilidade. Mas, para que ele possa ser executado e utilizado no melhor de suas funções, é preciso recorrer às distribuições (ou distros) — conjuntos de softwares. 

Nos últimos anos, as distribuições Linux ficaram muito mais sofisticadas e amigáveis aos usuários, gerando uma discussão cada vez maior entre suas duas principais opções: Red Hat vs Debian. Um dos grandes desafios para as empresas é entender qual delas utilizar e por que?

Claro que não há uma resposta universal. A melhor opção para o seu negócio dependerá de diversos parâmetros, mas os principais a levar em consideração são: o ambiente de desktop; a estabilidade; a compatibilidade de hardware; e o suporte da comunidade. 

Quer entender mais sobre como escolher entre Red Hat e Debian? Então este artigo é perfeito para você1! 

Red Hat: alta performance e menor índice de erros

Voltada para o ambiente corporativo, a Red Hat é uma distribuição Linux comercial mais usada em servidores e em data centers. Conhecida pelo seu alto nível de segurança, performance robusta e baixo índice de erros, essa distribuição popularizou-se ao longo dos últimos anos e serviu de base para o famoso Fedora.

Com suporte para processadores x86, x86-64, Itanium, PowePC e IBM System z, o RHEL (Red Hat Enterprise Linux), a Red Hat é a versão ideal para gestores que buscam ambientes de trabalho mais produtivos e com alta performance. Clique aqui e conheça mais sobre a Red Hat.

Principais características:

  • Não há custo adicional quando os clientes atualizam para a nova versão;
  • É baseado em software aberto e livre;
  • Seu código fonte completo é disponibilizado para quem quiser tê-lo;
  • Programa de instalação pode ser executado em 15 minutos;
  • Suas recompilações são gratuitas.

Exemplos de distribuições baseadas em Red Hat: Red Hat Enterprise Linux, CentOS, Fedora e Oracle Linux.

Debian: segurança e estabilidade

A distro Debian é outra alternativa para quem busca estabilidade. Originada em 1993, trata-se da primeira maneira criada para realizar a distribuição de Linux, realizada por voluntários e com o foco em softwares open source.

Apesar de uma opção gratuita, o Debian conta com um padrão em todos os seus lançamentos, criando um sistema democrático e com diversos pacotes de segurança. Ubuntu, Linux Mint, Kali Linux e Raspbian são exemplos de distribuições seguras baseadas em Debian.

Suas instalações podem ser configuradas facilmente para, assim, servirem vários papéis como servidores WEB, firewalls, estações de trabalho, servidores de rede, servidores de Banco de Dados e até mesmo para uso pessoal no dia a dia.

Principais características:

  • Ótimo desempenho e estabilidade;
  • Facilidade de atualizar o sistema;
  • Tipo de instalação um pouco mais complexa do que as demais, o que requer cuidado na sua instalação;
  • Quase todas as plataformas atuais são suportadas;
  • Exige pouco dos recursos de hardware;
  • Software livre.

Cada distribuição possui características única e desta forma, é preciso identificar precisamente a solução que melhor irá se adaptar às necessidades de um servidor ou desktop em sua companhia.

Caso escolha Red Hat, conte com nossos especialistas e solicite agora mesmo sua cotação com o melhor preço!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10