Os entusiastas de Linux carregam uma dúvida cruel. Que plataforma usar: Red Hat ou Fedora? Claro que tudo depende da finalidade e é preciso tê-la em mente antes de analisar prós e contras. Nosso objetivo com esse post é esclarecer alguns pontos sobre ambos para que você possa tomar essa decisão.
Vamos começar pelos pontos de semelhança: o Fedora é patrocinado pela Red Hat. Os dois estão baseados em tecnologias open source. O Fedora é gratuito e totalmente voltado para a comunidade de usuários, reunida em torno do Projeto Fedora. Digamos que os desenvolvedores e entusiastas de Linux vão para o Fedora para ter acesso às mais recentes ferramentas e à oportunidade de colaborar diretamente com a engenharia da Red Hat. Já o mercado corporativo escolhe Red Hat pela performance, estabilidade e segurança proporcionadas pela plataforma, o que lhes permite implementar uma infraestrutura de tecnologia da informação madura e bem estruturada na empresa.
Relação ganho-ganho
O fato é que a relação entre Red Hat e Fedora é de ganho-ganho. Por um lado, a Fedora se beneficia do patrocínio e do retorno da Red Hat; por outro, a Red Hat consegue levar a inovação vinda da comunidade para uma comunidade maior e o resultado é uma rápida maturação da tecnologia.
O tamanho e o expertise da comunidade faz do Projeto Fedora uma incubadora ideal de funcionalidades que eventualmente serão incorporadas à Red Hat Enterprise Linux.
Fedora é sinônimo de rápido desenvolvimento tecnológico
A comunidade Fedora tem centenas de usuários, colaboradores e apoiadores que interagem online por meio dos fóruns, listas de e-mails e wikis para ajudar uns aos outros. A comunidade Fedora tem foco em ferramentas e funcionalidades e a cada seis meses é lançada uma nova versão da plataforma.
Red Hat: plataforma open source estável
Optar pela Red Hat é relacionar-se com a empresa pioneira em soluções open source. Você não só terá acesso a uma plataforma robusta e estável, mas também a uma engenharia global, consultoria e suporte. Saiba mais sobre a Red Hat e suas certificações nesse post.
Fedora ou Red Rat? Agora você tem mais subsídios para decidir? Já optou por um ou outro? Compartilhe conosco suas experiências.
Comentários