Produtos de TI

Perguntas frequentes sobre uso do No-break


Pensando em proteger os seus equipamentos eletrônicos contra problemas na eletricidade? Está com dificuldades para escolher o no-break certo para o seu ambiente? Já adquiriu um no-break mas tem dúvidas sobre o seu funcionamento? Fique tranquilo! Respondemos às 16 perguntas mais frequentes sobre o uso do no-break!

1. Qual é a diferença entre um protetor contra surtos e um no-break?

Qual é a diferença entre um protetor contra surtos e um no-break?
Um protetor contra surtos oferece apenas isso: proteção contra surtos. Muito além disso, um no-break regula continuamente a tensão de entrada e fornece backup de bateria em caso de falha de energia.

2. Qual a capacidade de no-break que eu devo usar?

Para permitir uma futura expansão, recomendamos que você instale um no-break a, aproximadamente, 75% da capacidade requerida. Além disso, as baterias degradam ao longo do tempo, mais um motivo para usar essa margem adicional.

3. Qual autonomia de bateria do no-break eu preciso?

Durante uma falta de energia, você precisa de autonomia de bateria suficiente para desligar suavemente os sistemas, migrar as atividades para outro ambiente (físico ou virtual), ou ainda acionar geradores de energia. Alguns modelos de no-break permitem adição de módulos externos de bateria (EBM), para prolongar o tempo de autonomia proporcionado pela bateria interna do no-break.

4. Se eu reduzir a carga no no-break, qual será o impacto sobre a autonomia da bateria?

A redução de carga sempre traz um aumento significativo na autonomia do no-break, mas esse aumento varia bastante dependendo da tecnologia do no-break, por isso é necessário consultar o catálogo do equipamento que você possui ou deseja adquirir.

5. Meu negócio é pequeno demais para medidas de proteção. Preciso realmente de um no-break?

Problemas de energia são ameaças para negócios de qualquer tipo ou tamanho. Seus PCs, servidores e equipamentos de rede são tão essenciais para o seu negócio como um data center é para uma grande empresa. O tempo de inatividade tem um alto custo em termos de hardware danificado, além de potenciais danos à sua clientela, reputação e vendas. Adicione a isso os atrasos que inevitavelmente ocorrem ao dar um reboot em um equipamento bloqueado, restaurar arquivos danificados e re-executar processos que foram interrompidos. Uma estratégia de proteção de energia sempre tem bom custo/benefício em qualquer situação.

6. Por que hoje a qualidade de energia é um problema?

As unidades de controle e os equipamentos de TI de ponta de hoje são muito mais sensíveis a distúrbios elétricos e são mais importantes para as funções críticas de muitas empresas do que no passado. Como resultado, os problemas relacionados à qualidade de energia hoje são mais frequentes e mais caros do que nunca.

7. Os problemas relacionados à qualidade de energia são sempre perceptíveis?

Não. Em muitos casos, os distúrbios podem causar danos imperceptíveis aos circuitos e a outros componentes, causa principal de falhas prematuras em equipamentos e de problemas como travamento do computador. Muitos problemas relacionados à qualidade de energia ficam sem solução, resultando em perda de receita e dados.

8. Como os sistemas de telefonia e os equipamentos de TI são afetados pela energia inconsistente?

A flutuação de energia é um desperdício de tempo e dinheiro. Se os clientes expuserem os seus sistemas de telefonia (e qualquer outro equipamento eletrônico) à energia inconsistente da rede comercial, eles ficarão vulneráveis a danos de hardware e software, corrupção de dados e falha de comunicação. O tempo e o custo de substituição de equipamentos, bem como a perda de negócios durante uma falha e/ou substituição, podem afetar significativamente os resultados de uma empresa.

9. Temos um gerador. Ainda preciso de um no-break?

Sim, pois um gerador NÃO protegerá seu equipamento contra problemas de energia, e você precisa de um no-break para garantir que seu sistema permaneça ativado até que o gerador entre em funcionamento em caso de apagão, o que muitas vezes requer alguns minutos de atividade para que ocorra a estabilização.

10. Já possuo um estabilizador. Por que preciso de um no-break?

O estabilizador não manterá sua empresa e os seus telefones operacionais durante um blecaute. Além disso, os estabilizadores não fazem nada para melhorar a qualidade de alimentação de energia do seu equipamento de TI ou telecomunicação sensível e caro. O no-break fornece permanentemente energia limpa e perfeita para seu equipamento. Ao longo do tempo, a energia de má qualidade degradará seu equipamento.

11. O que é e por que acontece a sobrecarga de um no-break?

A sobrecarga decorre da conexão de uma quantidade maior de carga (em watts), do que o UPS é capaz de proteger. Por exemplo, se você tem uma carga de 1200W mas seu no-break suporta até 1000W, isto causará sobrecarga ao equipamento. Geralmente a sobrecarga ocorre devido a um erro de dimensionamento da solução.

12. O que acontece se o no-break estiver sobrecarregado?

O no-break transfere a carga para bypass (por alguns minutos), ou seja, alimenta a carga diretamente com a energia da concessionária, até que a condição de sobrecarga seja restabelecida (no-breaks online dupla conversão). Se a condição de sobrecarga persistir, o no-break é desligado automaticamente.

13. Qual é a diferença entre watts e VA?

Para se dimensionar um no-break corretamente, é importante entender a relação entre watts e VA. Para tanto, devemos primeiro entender a terminologia usada na área de energia. Energia real (medida em watts) é a parcela do fluxo de energia que resulta no consumo de energia. A energia consumida está relacionada à resistência em um circuito elétrico

  • Potência reativa (medida em VAR ou volt-ampére reativos) é a parte do fluxo de energia devido à energia armazenada. Energia armazenada está relacionada à presença de indutância e / ou capacitância em um circuito elétrico.
  • Potência aparente (medida em VA ou volt-ampére) é uma combinação matemática de energia real e energia reativa. A relação geométrica entre energia aparente, energia reativa e energia real é ilustrada no triângulo abaixo:

Matematicamente, a energia real (watts) está relacionada à energia aparente (VA), utilizando uma relação numérica referida como o fator de potência (PF), que se expressa no formato decimal e sempre leva um valor entre 0 e 1,0. Quanto mais próximo de 1,0 for o fator de potência do no-break, mais eficiente e confiável ele é.

Com uma das fórmulas a seguir, pode-se fazer um cálculo para determinar a quantidade de energia que está faltando:

Watts Watts = VA * Fator de Potência ou VA = Watts / Fator de Potência

Como muitos tipos de equipamentos possuem valores nominais em watts, é importante considerar o PF ao dimensionar um no-break. Se você de fato levar em conta o PF, você pode sub-dimensionar o seu no-break. Por exemplo, uma peça do equipamento com valor nominal de 525 watts e um fator de potência de 0,7, resulta em uma carga de 750 VA.

750 VA = 525 Watts / 0,7 PF

O dimensionamento do no-break para operar a 75% da capacidade resulta em um no-break com um valor nominal de 1000 VA (750VA / 0,75 = 1000 VA).

14. Qual é a diferença entre energia monofásica e trifásica?

A energia elétrica em CA, enviada a partir de uma estação de energia, é geralmente trifásica. A energia monofásica pode ser extraída de uma conexão entre uma dessas linhas e uma linha neutra. Praticamente, todos os PCs e pequenos dispositivos elétricos utilizam energia monofásica disponível a partir de pontos de energia padrão de 10A ou 15A. Motores industriais de potência mais elevada ou sistemas de ar condicionado maiores, muitas vezes, utilizam energia trifásica e não podem ser alimentados se conectados a pontos de energia padrão de 10A ou 15A.

15. Qual é a diferença entre uma solução de no-break centralizado e descentralizado?

Em uma configuração centralizada, um no-break maior suporta múltiplas cargas a partir de um único ponto. Os no-breaks centralizados são, freqüentemente, ligados por cabo a painel elétrico. A configuração descentralizada permite que múltiplos no-breaks protejam vários dispositivos. Os no-breaks descentralizados geralmente utilizam plugues e tomadas para conexões de entrada e saída.

16. Por que o software de gerenciamento de energia é importante?

Apesar dos no-breaks serem normalmente robustos e confiáveis, eles exigem uma monitorização e suporte contínuos. O software de gerenciamento de energia monitora e diagnostica continuamente o estado da rede, das baterias e das fontes de energia, bem como a condição dos dispositivos eletrônicos internos do no-break. A maioria dos softwares de gerenciamento e os cartões de conectividade permitem a monitoração remota e recursos como o desligamento suave e o controle do segmento de carga.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10