Produtos de TI

Saiba tudo sobre o Oracle Data Guard e os principais benefícios para sua empresa


O Oracle Data Guard garante alta disponibilidade, proteção de dados e recuperação de desastres para dados corporativos. O sistema oferece um conjunto abrangente de serviços que criam, mantêm, gerenciam e monitoram um ou mais bancos de dados de reserva para permitir que os bancos de dados Oracle se mantenham intactos no caso de acidentes ou corrupção de dados. 

O Data Guard pode ser usado com técnicas tradicionais de backup, restauração e cluster para fornecer um alto nível de proteção e disponibilidade de dados.

Caso o banco de dados fique indisponível devido a uma interrupção (planejada ou não), o Data Guard pode alternar qualquer banco de dados reserva para a função de produção, minimizando o tempo de inatividade associado à interrupção. Além disso, ele ainda mantém esses bancos de dados em standby como cópias transacionais do banco de dados. 

O Data Guard é um recurso do próprio Oracle Database Enterprise Edition e não requer licenciamento separado.

Com o Data Guard, os administradores podem também melhorar o desempenho do banco de dados de produção, transferindo backup com uso intensivo de recursos e relatórios de operações para sistemas em standby.

Configuração típica do Oracle Data Guard

Você também irá gostar:

Conheça as vantagens do banco de dados Oracle 12c

Oracle Standard Edition vs Enterprise: qual é o ideal para sua empresa?

Banco de dados: saiba as principais diferenças entre Oracle 11g e 12c

Serviços

O data guard faz três principais serviços dentro de seus sistema, que são: Redo Transport Services, Log Apply Services e Role Transitions.

Redo Transport Services – Os serviços de transporte controlam a transferência automatizada de dados de redo do banco de dados de produção para um ou mais destinos de arquivamento, e podem realizar as seguintes tarefas:

  • Transmissão de dados de redo do sistema primário para os sistemas em standby em configuração;
  • Gerenciar o processo de resolução de quaisquer lacunas nos arquivos de redo arquivados devido a uma falha de rede;
  • Aplicar os modos de proteção de banco de dados;
  • Detecta automaticamente arquivos ausentes ou corrompidos e recupera automaticamente os arquivos do banco de dados principal ou de um banco de dados reserva.

Log Apply Services/Serviços de registro de aplicação – Aplica dados de redo no banco de dados reserva para manter a sincronização com o banco de dados principal.

Role Transitions/Transições de papéis – Altera a função de um banco de dados standby para um banco de dados reserva usando uma operação de alternância ou failover.

Broker Data Guard

O Broker Data Guard é uma estrutura de gerenciamento distribuída que automatiza a criação, manutenção e monitoramento de configurações do Data Guard. Você pode usar a interface gráfica do usuário (GUI) do Oracle Enterprise Manager ou a interface de linha de comando do Data Guard (DGMGRL) para:

  • Criar e habilitar configurações do Data Guard, incluindo a configuração de serviços de transporte de redo e serviços de aplicação de log;
  • Gerenciar uma configuração inteira do Data Guard de qualquer sistema em configuração;
  • Gerenciar e monitorar configurações do Data Guard que contêm bancos de dados primários ou de reserva do Real Application Clusters;
  • Simplificar alternâncias e failovers permitindo acioná-los em um único clique de tecla no Oracle Enterprise Manager ou um único comando na interface no DGMGRL;
  • Ativar o failover de fast-start para failover automático quando o banco de dados principal ficar indisponível. Quando um de início rápido está habilitado, o broker do Data Guard determina se um failover é necessário e o inicia no banco de dados de reserva de destino automaticamente especificado, sem necessidade de intervenção e sem perda de dados.

Modos de proteção do Data Guard

Uma empresa não pode se dar ao luxo de perder dados. Em outras situações, a disponibilidade do banco de dados pode ser mais importante do que a perda de dados. Com o Oracle Data Guard, são três modos distintos de proteção de dados.

Proteção máxima

Este modo de proteção garante que nenhuma perda de dados ocorrerá se o banco de dados primário falhar. 

Disponibilidade máxima

Esse modo fornece o nível mais alto de proteção de dados possível sem comprometer a disponibilidade do banco de dados primário. Este modo garante que nenhuma perda de dados ocorrerá se o banco de dados principal falhar.

Performance máxima

Este modo de proteção (que é o padrão) fornece o nível mais alto de proteção de dados possível sem afetar o desempenho do banco de dados primário.

Benefícios

Os benefícios de usar o software são muitos e servem para qualquer ambiente que lida com dados

  • Oferece alta disponibilidade de dados, e tem o modo de proteção máxima para isso.
  • Se ocorrer alguma interrupção da rede, o Data Guard fornece detecção automática de lacunas de logs de arquivo e resolução.
  • Não precisa de nenhuma configuração de software adicional para o Data Guard, pois ele é integrado ao banco de dados Oracle.
  • Oferece transição automática para funções Primária e Standby.
  • Os recursos permitem que você abra o banco de dados em modo de leitura e gravação, com capacidade de reverter as alterações para retomar a sincronização de reserva a partir do ponto em que foi interrompida.
  • Pode utilizar o Standby Database para testar qualquer funcionalidade nova ou existente. Não precisa fazer backup e restaurá-lo em outro servidor, economizando tempo.

Ou seja, ele garante que os dados permaneçam protegidos e são facilmente disponíveis, e você pode tirar a carga dos backups para o banco de dados de operações em standby. Além do mais, problemas como lacunas são detectadas e resolvidos automaticamente.

Entre as vantagens dos bancos de dados Oracle, os usuários costumam destacar a estabilidade, a flexibilidade, o ambiente customizado e o fato de funcionar sem exigir alterações das aplicações já existentes. 

Se interessou pelo software? Faça agora mesmo sua cotação com a 4Partner! 

Entre em contato com nossos especialistas para ajudá-lo a determinar o licenciamento ideal para seu ambiente.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10