Produtos de TI

3 dicas para melhorar o desempenho do seu ambiente Linux


Como é comum acontecer com qualquer infraestrutura de tecnologia, sua instalação Linux exigirá muita atenção para garantir que você obtenha o melhor desempenho no seu negócio. Se você quer manter seu ambiente funcionando de forma simples e eficaz, é imprescindível evitar qualquer aplicação crítica.

Abaixo separamos 3 dicas de desempenho que ajudarão a manter o seu ambiente Linux em uma forma excelente.

1. Desative componentes desnecessários

O Linux vem incluído com uma série de componentes e serviços que são executados em todos os servidores, mas que não são necessários. O problema é que esses “extras” consomem uma valiosa parcela da memória RAM e CPU. O melhor lugar para desativá-los são os scripts de inicialização, que iniciam esses serviços no momento da inicialização. A desativação desses serviços liberará memória e diminuirá o tempo de inicialização.

2. Acompanhe as atualizações do sistema

O Linux é uma plataforma de código aberto que oferece um grande número de distribuições, como Fedora, CentOS, Debian, Mint e outros, sendo que a versão mais popular é o Ubuntu. Independente da versão do Linux que você estiver usando, é importante que você se comprometa a manter o software atualizado.

Novas correções e patches de segurança são adicionados em cada versão, portanto, uma das melhores práticas é sempre atualizar para a versão estável mais recente, independente da distribuição que você estiver usando. Isso garantirá que você mantenha os serviços e aplicativos funcionando de forma mais segura possível. Também é recomendado que você tenha sempre um sandbox no local, onde você pode testar as atualizações e detectar possíveis problemas antes da execução no modo de produção.

3. Aprenda os 5 comandos básicos de desempenho do Linux

Existem 5 comandos básicos do Linux que todos os usuários devem saber, são eles:

  • top
  • vmstat
  • iostat
  • free
  • sar

Eles apresentam várias informações sobre desde o tempo de atividade atual e a carga do sistema até o uso da CPU para as estatísticas da memória principal.

Quando se trata de monitorar suas aplicações, especialmente as que dependem do Linux, você não pode simplesmente deixar de lado. Siga as nossas dicas e fique tranquilo com sua distribuição Linux. Aproveite e assine gratuitamente nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse em sua caixa de e-mail.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10