Tudo na vida tem o seu lado bom e o seu lado ruim. O mesmo acontece com a internet e a tecnologia. Enquanto estamos acessando nosso e-mail, a conta no banco, ou até mesmo um site qualquer, há um mal intencionado procurando uma oportunidade para aplicar a fraude digital.
Segundo a Serasa Experian, a cada 17 segundos um brasileiro é vítima do roubo de identidade. Esse crime é um dos mais praticados na internet, pois a identidade significa o passe livre para o criminoso realizar compras, acessar contas nos bancos e fazer outras coisas que exijam um documento.
Outra fraude digital é quando o hacker quer descobrir a senha de um usuário específico, para isso invade bancos de dados com uma segurança frágil. Quando encontra a senha, começa a testar nos lugares que darão a informação que precisa como por exemplo, conta de banco, nuvem, arquivos sigilosos, entre outros.
Como é possível se proteger das fraudes digitais?
Sites
Muito comum quando entramos em alguns sites e aparecem anúncios e até mesmo abrir novas guias, com ofertas duvidosas, convites para jogos e chats que você nunca ouviu falar. Nunca clique, dê um jeito para fechar essas janelas, sem de fato clicar nela. Se for o caso, feche todo o seu navegador.
No momento de comprar online, também certifique-se de que a loja possui um bom histórico e procure ir atrás de mais informações antes de cadastrar os seus dados.
Não é só na área do spam que chegam alguns e-mails questionáveis, podem estar na entrada ou na parte das promoções. Normalmente, esses e-mails têm remetentes desconhecidos, preste atenção antes de abrir. Os assuntos são chamativos como “Fulano, preciso entrar em contato com você urgentemente”, “Veja esse e-mail”, “Compre um iPhone por R$500”… Se caso chegar a abrir algo assim, leia o conteúdo, se tiver algum link, sem imagens e com caracteres estranhos, não clique.
Não use a mesma senha
Decorar 8 caracteres e sair usando nas redes sociais, e-mails, contas de banco, sites, pode parecer uma boa ideia para nunca esquecer a senha. Porém, por segurança é melhor não fazer isso.
A ideia é ter uma senha para cada cadastro, caso descubra o acesso de um lugar x, não vão conseguir acessar as outras contas.
Banco Online
Sempre que utilizar o banco online, certifique-se em clicar em sair ou logout, não apenas fechar a janela. Pois a máquina utilizada pode ter algum vírus, que conseguirá acessar a conta.
Antivírus atualizado
Procure sempre atualizar o seu antivírus, pois ele detectará ameaças e evitará que o seu computador e os seus dados corram riscos.
Leia também, este artigo sobre o vírus Ransomware!
O que achou das dicas? Como você se protege contra fraudes digitais?
Comentários