Gestão de TI

Empresas que trabalham com softwares pirateados são prejudicadas


Ao caminhar pelas ruas da Santa Efigênia, você escuta os vendedores ambulantes anunciarem: “Olha o novo jogo Call of Duty”, “Moonlight, filme que ganhou o Oscar”, “Temos o pacote Office”… tudo é vendido de forma ilegal. Mas a pirataria não acontece apenas nas ruas, ela é consumida na internet também, por meio dos downloads. Pior do que pessoas físicas que utilizam mídias pirateadas são as empresas que acreditam que, ao usar softwares pirateados, terão uma boa economia.

A cultura da pirataria

A empresa de software Irdeto encomendou uma pesquisa sobre a pirataria no mundo que revelou algo assustador para as empresas de entretenimento e tecnologia: 40% dos latino- americanos acreditam que consumir pirataria não é errado.

O primeiro fator para esse pensamento é a acessibilidade, você ter algo fácil, barato ou até mesmo gratuito. O segundo são muitas pessoas não terem a ideia de que pirataria é algo ilegal, encontramos na internet vários conteúdos gratuitos, porém no momento que usamos não pensamos o quanto aquilo é ruim para a economia e para os seus fabricantes.

Por que não usar softwares pirateados?

As empresas que fornecem softwares podem fazer visitas inesperadas nas organizações para saber se os programas utilizados são licenciados. Essa fiscalização é muito comum de ocorrer.

O prejuízo é grande, além de uma multa pesada, a empresa ainda pode levar um processo que pode ser prejudicial para sua reputação. O barato pode sair caro.

Outro risco ao utilizar softwares de forma ilícita é o perigo de danificar a máquina, pois muitos dos programas baixados ilicitamente em sites maliciosos podem conter vírus. Os recursos também são prejudicados, por não ser original não terá a mesma qualidade e ferramentas necessárias.

Por exemplo, um design que necessita dos programas da Adobe Creative, quando for desenvolver um projeto criativo poderá sentir dificuldade se os programas não forem originais. Podem travar e, como citado acima, não conter todas as ferramentas para o desenvolvimento.

Procure investir em softwares originais e ter garantia e segurança.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
5 Cuidados na hora de escolher sua loja de software
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
6 Vantagens em renovar a subscrição Red Hat para a sua empresa