Produtos de TI

Como acelerar o desenvolvimento de aplicativos com Red Hat OpenShift Container Platform?


Rapidez e eficiência são marcas das exigências do mundo atual em qualquer área de trabalho. Mas, para desenvolvedores de software, há também outros requisitos importantes como segurança, eficácia e conformidade com normas regulatórias. O Red Hat OpenShift Container Platform é uma plataforma de containers, que ajuda a unir equipes envolvidas em um projeto, criando a cultura DevOps.

Em conjunto com as práticas de CI/CD (integração e entrega contínuas), a cultura DevOps permite que as empresas entreguem aplicativos totalmente testados, com lançamento rápido e atualização frequente, sendo amplamente replicados, além de mantidos e monitorados com eficiência.

O que é OpenShift Container Platform?

O que é OpenShift Container Platform?

De uma forma simples, plataforma de container é como se fosse um servidor dedicado para determinado software. Nele, é possível trabalhar o sistema, realizar testes e correções, sem prejudicar o funcionamento da empresa. É viável encontrar uma possível falha e realizar alterações, antes que esta prejudique o funcionamento do programa.

Já o OpenShift é um orquestrador de dockers. Estes containers ficam disponíveis em repositório e o recurso pode prover serviços como: infraestrutura, plataformas e microserviços. Desta forma, é possível montar o ambiente que quiser, dependendo dos dockers baixados.

O Openshift pode ser implantado na nuvem ou não, de acordo com as necessidades do cliente, permitindo fazer cópias idênticas ao ambiente produtivo, criando assim um local mais propício ao desenvolvimento e evitando maiores problemas com a promoção dos pacotes. Para garantir ainda mais segurança, todas as modificações são documentadas e organizadas nas esteiras de desenvolvimento.

Benefícios do Red Hat OpenShift Container Platform

Benefícios do Red Hat OpenShift Container Platform

O Red Hat OpenShift Container Platform permite que os administradores monitorem, gerenciem, protejam e ajustem a escala de forma similar a como gerem as máquinas virtuais existentes. Isso possibilita a padronização do conjunto de plataformas, além de dar muito mais flexibilidade de escolha aos desenvolvedores, ao mesmo tempo em que uniformiza as ferramentas de arquitetura.

No geral, essas plataformas agilizam a complexidade de outras tarefas operacionais ao oferecer:

  • Balanceamento de cargas, agendamento e ajuste automático da escala de forma simplificada e durante a configuração;
  • Otimização da implantação de aplicativos complexos em infraestruturas físicas, virtuais e de cloud pública, privada ou híbrida. Para isto, usa o mesmo sistema subjacente de orquestração e automação de containers.

Além disso, com o Red Hat OpenShift Container Platform, torna-se possível visualizar toda a infraestrutura, permitindo que os administradores criem agrupamentos de containers de aplicativos. Também se pode efetuar uma configuração de rede entre esses agrupamentos para que a priorização e os requisitos de acesso, segurança, recursos, entre outros seja personalizado.

Desenvolvimento acelerado

Desenvolvimento acelerado

Com o Red Hat OpenShift Container Platform, os desenvolvedores trabalham em ambientes altamente automatizados. Desta forma, ficam livres para investir mais tempo em tarefas reais de desenvolvimento, pois não precisam se focar na criação de plataformas. Além disso, os proprietários do software conseguem dar feedback mais rápido, agilizando a criação de recursos e a correção de problemas antes do lançamento. Procedimentos que resultam em um programa de qualidade superior. Ao reduzir a probabilidade de erro humano, as equipes de operações ficam liberadas de implementar correções urgentes.

Outra vantagem importante é a integração das equipes de desenvolvimento e operações a partir do processo de implantação do Red Hat OpenShift Container Platform. Por meio da abordagem DevOps, ele enfrenta a falta de conexão entre os funcionários de TI, uma vez que promove a entrega padronizada de softwares o que, juntamente com a automação de processos e tecnologias, torna este processo mais eficiente e preciso.

EXTRA: Gerencie o OpenShift com o Red Hat Satellite

O Red Hat Satellite ajuda as equipes de TI a gerenciarem diferentes aspectos da infraestrutura Red Hat a partir de uma única interface. Além do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), o Red Hat Satellite pode gerenciar o ciclo de vida de outros produtos de infra-estrutura e configuração da Red Hat, incluindo:

  • Red Hat Storage;
  • Red Hat Virtualization;
  • Servidor de diretório Red Hat;
  • Sistema de Certificado Red Hat;
  • Red Hat OpenShift.

 

Quer acelerar o desenvolvimento de software da sua empresa? Fale com os consultores da 4Partner e conheça melhor o Red Hat OpenShift Container Platform.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10