Gestão de TI

O que é Data Science e qual seu impacto nos negócios


Em tempos de Internet das Coisas (IoT), Bring Your Own Device (BYOD) e Big Data, uma quantidade astronômica de dados está sendo gerada a cada dia no mundo. No entanto, o desafio atual do setor de TI não está mais no simples armazenamento de dados, mas na interpretação inteligente desse acervo infinito de informações. A questão é: como explorar o potencial de tudo isso em favor dos negócios? É exatamente aí que entra o Data Science, ou Ciência de Dados.

O foco do Data Science é extrair informações de valor de um conjunto de dados, estruturados ou não. Ou seja, é transformar dados crus em insights de negócios. Para isso, são utilizados diferentes técnicas e processos de infraestrutura e análise avançada e, principalmente, soluções de Inteligência Artificial, como o Machine Learning – que automatiza a criação de modelos analíticos com o auxílio de algoritmos.

A Ciência de Dados conquista cada vez mais interesse das organizações e empresas – de governo à instituições financeiras, das indústrias ao comércio e até mesmo empresas que oferecem serviços em cloud. Não é por menos, já que ela é um alicerce estratégico para a criação de novas ideias, automatização de trabalho, tomada de decisões e otimização de processos.

Quem investe nessa área trabalha com mais eficiência, ganha vantagem competitiva e alavanca os negócios. Simplesmente porque conseguem identificar oportunidades, segmentar clientes, identificar interesses e necessidades, personalizar serviços e produtos, direcionar conteúdo e publicidade, além de potencializar a capacidade de inovação.

Veja só como isso funciona:

1. Aumento da retenção de clientes

Entender qual é o número de clientes que entram e a quantidade que saem é essencial para uma empresa. Com o Data Science, é possível estudar os comportamentos dos clientes, de modo a determinar tendências e identificar fatores que influenciam nesta ação. No caso da identificação de um padrão de saída, o Data Science permite a elaboração de uma estratégia de engajamento, melhorando a retenção na companhia.

2. Fidelização de clientes

Fidelizar clientes ainda é um dos principais desafios de uma empresa. Afinal, clientes satisfeitos e encantados tornam-se porta-vozes da marca. Aliado ao Big Data, o Data Science pode auxiliar no estudo do comportamento do cliente da base, ajudando no desenvolvimento de soluções de produto, em melhorias no atendimento, bem como na busca por pontos de insatisfações. O segredo aqui é direcionar os esforços para os clientes certos e procurar entender o que eles estão buscando.

3. Personalização de produtos e serviços

Como descobrir as demandas dos seus atuais e possíveis clientes? Como saber o que os Millennials estão esperando do seu produto ou serviço? O Data Science pode responder a tudo isso! Coletar informações para criar ou aprimorar produtos e serviços de acordo com as demandas do seu público (real e potencial) gera importantes diferenciais competitivos.

4. Aumento na produtividade

A análise e a sistematização de dados fazem com que as decisões sejam conduzidas por projeções bem fundamentadas. Isso evita a perda de tempo com estratégias pouco eficazes, tornando suas operações muito mais produtivas.

5. Segurança

O uso preventivo de dados também auxilia na segurança da empresa. O Data Science permite o estudo de padrões de comportamento recorrentes e a identificação de vulnerabilidades. Fraudes e vazamentos de dados podem ser evitados com as ferramentas certas.

Bacana, não é mesmo? Ficou empolgado com as vantagens que o Data Science pode trazer para a sua empresa e quer saber mais? Converse com um dos nossos especialistas!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
9 Produtos Red Hat para seu negócio
Produtos de TI
Adobe Creative Cloud – Suite na nuvem e em colaboração