Produtos de TI

Banco de dados Oracle: por usuário nomeado ou processador?


Entenda as diferenças e os fatores que interferem na decisão entre as formas de licenciamento por usuário nomeado ou por processador do banco de dados Oracle.

Como decidir entre adquirir licenças por usuário nomeado ou optar pela aquisição por processador? O que é mais benéfico e vantajoso para a minha empresa?

É muito comum que surjam dúvidas como estas a respeito da melhor opção de formas de licenciamento do banco de dados Oracle Database para as necessidades de cada empresa. Somamos a isso as rápidas mudanças na estrutura das empresas atualmente e o cenário confuso está montado!

Para começar a responder a estas questões, três informações referentes à estrutura de sua empresa são essenciais:

  1. Quantas pessoas, exatamente, possuem interação com o sistema que utiliza o Banco de Dados Oracle?
  2. Qual a infraestrutura atual de servidores onde está instalado o Banco de dados Oracle e qual a sua configuração (número de processadores, cores e marca do servidor)?
  3. O ambiente em questão está em alta disponibilidade?

Partindo para uma visualização prática, tomemos como exemplo a versão Standard Edition One, na qual temos um mesmo valor para a aquisição de 32 licenças para usuários nomeados ou para o licenciamento de 1 processador físico, que permite um número ilimitado de usuários.

Se imaginarmos a situação de uma aplicação cliente-servidor em uma empresa com 25 usuários nomeados e aplicarmos a essa empresa um crescimento de 15% ao ano, em 2 anos as 32 licenças por usuários nomeados já teriam sido alcançadas. Assim, em termos de investimento planejado, é mais recomendado partir diretamente para o licenciamento de 1 processador físico (permite usuários ilimitados).

VEJA TAMBÉM:   7 Regras de Ouro para Comprar Banco de Dados Oracle

Por outro lado, na mesma situação de 25 usuários nomeados, caso o servidor de banco de dados tenha 2 processadores físicos (equivalente ao valor de 64 licenças de usuários nomeados), é mais vantajoso obter a licença para cada usuário, pois não será considerada a quantidade de processadores no servidor.

É importante lembrar:

  • A edição “Standard Edition One” só pode ser utilizada em servidores com até 2 processadores físicos. Acima disso, o licenciamento deve ser para a edição “Standard Edition”.
  • Para aplicação web, obrigatoriamente o licenciamento será por processador, pois a quantidade de usuários é imensurável.
Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10