Uma empresa que quer concentrar seus esforços no core business e dispõe de poucos recursos para manter um departamento de tecnologia de informação dentro de sua estrutura pode recorrer ao outsourcing de TI para usufruir de todas a vantagens que as soluções da Tecnologia da Informação podem trazer para o negócio.
Em linhas gerais, o outsourcing de TI nada mais é que a terceirização desse serviço. Funciona para empreendimentos de qualquer porte e é uma boa saída para manter o quadro de funcionários enxuto sem abrir mão dos benefícios de um departamento de tecnologia da informação.
Os tempos mudaram
Os processos da TI mudaram. O que antes se resumia no cadastramento de dados no sistema e suporte técnico de pouca complexidade, evoluiu. E muito!
Hoje os processos são mais complexos e a TI evolui a passos largos, com cloud computing, big data, internet das Coisas e tantas outras inovações. Poucas empresas cujo core business não é a TI têm facilidade para suprir as demandas tecnológicas de dados. Mas, não cuidar desses aspectos pode comprometer a competitividade em qualquer indústria.
É importante pensar o quanto o departamento de TI é relevante para o negócio. Se for imprescindível, convém analisar os modelos de outsourcing antes de escolher qual deles pode funcionar melhor na empresa.
Tipos de Outsourcing
Há três tipos de prática de outsourcing no mercado:
Offshore
Empresas estrangeiras de TI que oferecem seus serviços para empresas de outros países. Geralmente, estas empresas estão baseadas na China, Malásia e Índia. Têm preços mais em conta, mas as diferenças culturais e o idioma podem representar entraves.
Nearshore
São empresas que, por estarem em países perto de onde estão as organizações que as contratam, têm como ponto a favor, além de poucas diferenças culturais, o mesmo idioma e fuso horário.
Onshore
Provedores de serviços de TI que ficam no mesmo país em que a empresa contratante está baseada. É uma boa alternativa para não ser surpreendido por eventuais problemas culturais ou de idioma.
Independente do modelo de outsourcing escolhido, a terceirização da tecnologia de informação traz alguns benefícios como:
- Foco no negócio principal da sua empresa: imagine que o seu core business é produzir e vender roupas em larga escala. A TI entra em várias partes da sua produção, nos softwares voltados exclusivamente para a confecção, no controle de estoque de tecidos e aviamentos e nos negócios com seus fornecedores. Na hora da venda, também tem TI: estoque das peças prontas, prazos de entrega e a negociação em si. E esses são apenas alguns dos serviços que você vai precisar. Com tantos processos informatizados, é impossível não utilizar a TI. Ao mesmo tempo, quanto tempo, investimento financeiro e espaço você precisaria para implementar um departamento inteiro só para cuidar de todas essas demandas sem perder de vista o seu negócio principal?
- Possibilidade de pagar pela quantidade de serviços utilizados: ao utilizar serviços de outsourcing, é possível negociar as formas de cobrança. Pode-se optar por valores fixo se houver assiduidade ou pode-se pagar de acordo com a demanda.
- Utilização de plataformas de última geração: empresas de outsourcing estão sempre buscando oferecer o que há de mais atual e seguro para seus clientes. Processos ágeis e as melhores formas de armazenar dados vão sempre estar à disposição de quem terceiriza.
- Diminuição de riscos: concentrar a TI num outsourcing também tem essa vantagem. A premissa de uma empresa que presta serviços de tecnologia da informação é garantir segurança e sigilo para arquivos e dados, além de manter os softwares usados por seus clientes com as atualizações em dia. Esse cuidado constante diminui riscos de incompatibilidades entre programas e até de vazamento de informações.
Como deu para ver, contar com serviços de outsourcing de TI tem muitas vantagens. Mas, independente do modelo escolhido, o ideal é sempre buscar as melhores soluções de tecnologia para te auxiliar. Fale conosco e saiba quais os melhores produtos para o seu negócio.
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