Produtos de TI

O que você precisa saber sobre a modelagem de dados Erwin


A modelagem de dados é uma das atividades mais promissoras da economia atual, especialmente em tempos de Big Data. Programas de modelagem ajudam a entender seu ambiente de base de dados e o que ele contém, além de ajudarem a delinear essas bases de dados e a gerar código — e, portanto, a programar.

Programas de modelagem são verdadeiras turbinas para sua produtividade, porque reduzem — e muito! — o tempo necessário para a realização de certas tarefas. Atividades que levariam semanas para serem devidamente realizadas podem ser feitas em poucos dias com um produto como o CA Erwin Data Modeler. Proporcionalmente, as que levam dias podem ser feitas em ínfimas horas.

E por falar em CA — que acabou de vender sua divisão ARCserve — vamos explicar aqui tudo o que você precisa saber a modelagem de dados Erwin. Ficou curioso?

Então confira nosso novo post!

A curva é longa, mas vale a pena

Softwares de modelagem de dados normalmente têm uma longa curva de aprendizado, por causa de suas funcionalidades complexas. Mas o CA Erwin Data Modeler oferece um display gráfico simples e de fácil visualização para que se entenda suas complexas estruturas. Mas vamos conhecer um pouco mais sobre algumas das ferramentas que esse sistemas oferecem:

Geração de design de bases de dados

Você pode criar designs de bases de dados diretamente a partir dos modelos visuais, o que aumenta a eficiência e reduz erros — afinal, você vê o resultado do trabalho na tela.

Definição de padrões

O programa tem padrões reutilizáveis — como templates, domínios e padrões de nomeamento e datatypes — para que você possa pôr a mão na massa logo após sua instalação.

Comparação entre modelo e base de dados

Existe uma função que automatiza a sincronização bidirecional de modelos, scripts e bases de dados, comparando um item com o outro, destacando qualquer diferença e permitindo atualizações seletivas, inclusive gerando scripts ALTER, se for preciso.

Relatórios e publicação

A interface fácil de usar do Report Designer pode criar relatórios em HTML ou texto, tanto para diagramas quanto para metadados.

Integração e troca de metadados

Com o programa, você integra modelos Erwin com outros projetos e ferramentas, importando e exportando, em várias fontes — incluindo ferramentas de BI, hubs de MDM, ferramentas de UML e assim por diante.

A modelagem de dados Erwin na prática

A modelagem de dados Erwin na prática
Iniciados podem ter entendido melhor as características apresentadas anteriormente, mas talvez ainda não tenha ficado muito claro para os menos entendidos todas as capacidades que a modelagem de dados pode oferecer.

Então vamos elencar aqui alguns de seus benefícios:

  • Captura e define termos de negócios, como um glossário;
  • Captura e documenta requisitos do negócio, verificando se o trabalho está correto;
  • Captura e documenta processos do negócio;
  • Checa erros em todos os níveis do modelo, baseando-se em padrões da indústria para padronizar melhores práticas;
  • Modifica as melhores práticas para se adequar aos padrões individuais da empresa;
  • Customiza o sistema de gerenciamento de arquivos para se adequar às demandas;
  • Faz engenharia reversa em bases de dados já existentes;
  • Define e codifica tabelas, colunas, padrões, requisitos e outros itens de bases de dados;
  • Define e codifica índices de código, procedimentos de armazenagem, gatilhos, UDfs e outros itens baseados em código;
  • Compartilha todos esses modelos com a equipe.

E você, ainda tem dúvidas sobre o que pode fazer com a modelagem de dados? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10