A Red Hat Enterprise Linux 7 (RHEL 7) é a plataforma líder global em Linux corporativo, o principal produto do portfólio da empresa Red Hat, fabricante da plataforma Open Source para empresas. O RHEL 7 fornece uma plataforma segura, avançada e estável para a inovação corporativa, seja para implementar a Internet das Coisas (IoT) ou para criar uma cloud híbrida segura, com uma variedade de recursos que atendem às necessidades de arquitetos, administradores de sistemas e desenvolvedores e DevOps.
Em abril de 2018 foi lançada a versão mais recente da plataforma, que oferece novas capacidades de automação projetadas para reduzir a complexidade da TI, além de trazer uma interoperabilidade com o Windows, um novo sistema padrão para arquivos e um maior suporte à tecnologia de contêineres. Além dessas, são muitas as vantagens em adotar o RHEL 7 em sua empresa, confira:
1 – Ferramentas de segurança de softwares inovadoras
Do controle de firewall de rede aos recursos de proteção de containers para isolamento do aplicativo, as inovações de segurança de softwares são essenciais para prevenir vazamentos e gerenciar vulnerabilidades proativamente, a começar no nível do sistema operacional. O RHEL 7 possui features que impulsionam um ambiente de produção mais seguro para cargas de trabalho de missão crítica, tanto em processos nativos de cloud quanto nos tradicionais. Entre esses recursos estão o USB Guard, que permite maior controle sobre dispositivos conectados por USB, evitando o vazamento e a injeção de dados. Além disso, a funcionalidade de segurança para container utiliza SELinux com OverlayFS, ajudando a proteger o sistema de arquivos subjacentes.
2- Eficiência operacional
Os containers surgiram como uma tecnologia open source essencial para o empacotamento e fornecimento de aplicativos e ajudam as companhias a se expandirem para novos níveis de eficiência operacional, simplificando e acelerando a implantação de aplicativos. A versão mais recente do Red Hat Enterprise Linux Atomic Host aprimora os containers Linux corporativos com melhorias que trazem maior segurança sem prejudicar a performance, graças ao suporte integrado para SELinux e OverlayFS. Além disso, o LiveFS permite aos usuários instalar atualizações de segurança e pacotes de camadas sem reinicialização.
3 – Armazenamento e sistema de arquivos otimizado
Os aperfeiçoamentos de armazenamento e sistemas de arquivos reduzem a latência e aprimoram ainda mais a capacidade de gerenciamento da plataforma de armazenamento. Com a substituição do sistema de arquivo padrão EXT4 pelo sistema XFS, escalando para 500 TB, o RHEL 7 pode lidar com sistemas de arquivos extremamente grandes, com até 8 exabytes. Agora, os aplicativos que usam arquivos mapeados de XFS podem armazenar dados diretamente nesta memória resiliente, de alta velocidade e de custo reduzido, resultando em um acesso mais rápido aos dados.
4 – Redução da redundância de dados
A nova atualização apresenta o otimizador de dados virtual (VDO), tecnologia projetada para reduzir a redundância de dados através da desduplicação e compressão em linha. Esse recurso consegue levar a reduções de custos maciças para armazenamento ativo e armazenamento de instantâneos mensais.
5 – Gerenciamento e automação
O RHEL 7 introduz o Red Hat Enterprise Linux System Roles, que provê uma interface de gerenciamento comum, sendo possível criar um fluxo de trabalho automatizado via automação pelo Ansible.
6 – Identidades centralizados
A solução de gerenciamento de identidades da Red Hat protege o datacenter ao integrar sistemas, serviços e aplicativos em um único ecossistema que fornece autenticação, controle de acesso e logon único corporativo. Dessa forma, ela oferece gerenciamento de identidades centralizado para a empresa.
7 – Facilitação de tarefas complexas
Uma das maiores vantagens da versão atual é que pode ajudar a reduzir a curva de aprendizado geral para novos administradores, solucionadores de problemas e desenvolvedores de sistemas Linux, já que facilita tarefas complexas, como gerenciamento de sistemas, por meio de aprimoramentos no console do administrador do cockpit. Fornecidos como uma interface Web simplificada, esses aprimoramentos foram projetados para eliminar muitas das complexidades envolvidas no gerenciamento de sistemas baseados em Linux, incluindo configurações de rede e armazenamento.
8 – Fácil Instalação e Implementação
A instalação mudou e, em grande parte, para melhor. A atualização do kernel do RHEL 7 para a versão 3.20 é semelhante à implementação da Canonical, e em termos de distribuição, mais fácil de implantar no bare metal.
Para a versão mais recente da plataforma corporativa Linux, líder mundial da Red Hat Entreprise Linux, faça uma cotação conosco.
Comentários