Produtos de TI

Oracle Real Application Clusters – RAC


Oracle Real Application Clusters – RAC – Componente fundamental para projetar a mais alta disponibilidade para as aplicações.

O Oracle Real Application Clusters (RAC) é uma opção do Banco de dados Oracle introduzida pela primeira vez com o Oracle 9i. O Oracle Real Application Clusters é hoje uma tecnologia comprovada usada por milhares de clientes em todos os setores e em todos os tipos de aplicações.

O Oracle RAC fornece opções para dimensionar aplicações além da capacidade de um único servidor. Isso permite que os clientes tirem proveito de hardwares padronizados de baixo custo para reduzir seu custo total de propriedade e fornecer um ambiente de computação redimensionável que suporte a carga de trabalho de suas aplicações.

O Oracle RAC permite que o Banco de dados Oracle execute todos os tipos de aplicações corporativas de base em clusters, incluindo produtos empacotados conhecidos (como o Oracle Applications, Peoplesoft, SAP), aplicações desenvolvidas internamente, que podem ser OLTP, DSS ou uma carga de trabalho mista.

O Oracle Real Application Clusters é um componente fundamental da Arquitetura de Alta Disponibilidade da Oracle, que fornece orientações para projetar a mais alta disponibilidade para as aplicações.

O Oracle RAC é um opcional do Banco de Dados Oracle 11g Enterprise Edition e vem incluso com o Banco de Dados Oracle 11g Standard Edition. Para seu funcionamento, é mandatório o uso de uma unidade de Storage externa comum a pelo menos 2 servidores.

O que o Oracle Real Application Clusters faz?

O que Faz?

O Oracle Real Application Clusters 11g fornece infraestrutura para alta disponibilidade de data centers. Ele é também um componente integral da Arquitetura de Alta Disponibilidade da Oracle, que fornece as práticas recomendadas para fornecer a solução de gerenciamento com a mais alta disponibilidade. Ele fornece proteção e as principais características das soluções de alta disponibilidade.

Confiabilidade:

O Banco de dados Oracle é conhecido por sua confiabilidade. O Oracle Real ApplicationClusters leva isso adiante, removendo do servidor de banco de dados o ponto de falha único. Se ocorre uma falha em uma instância, as instâncias restantes no cluster permanecem abertas e ativas. O Oracle Clusterware monitora todos os processos da Oracle e imediatamente reinicia o componente com problema.

Capacidade de recuperação:

O banco de dados Oracle inclui muitos recursos que facilitam a recuperação de todos os tipos de falhas. Se ocorre uma falha em uma instância de banco de dados do Oracle RAC, ela é reconhecida por outra instância no cluster e a recuperação ocorre automaticamente.

A Notificação rápida de aplicação, o Failover rápido de conexão e o Failover transparente de aplicação fazem com que as aplicações possam ocultar dos usuários as falhas de componentes com facilidade.

Detecção de erro:

O Oracle Clusterware monitora automaticamente os bancos de dados do Oracle RAC bem como outros processos Oracle (ASM, listener, etc.) e possibilita a detecção rápida de problemas no ambiente. Ele também se recupera automaticamente de falhas antes que qualquer pessoa perceba que a falha ocorreu.

A Notificação rápida de aplicação fornece a capacidade de as aplicações receberem notificação imediata de falhas dos componentes do cluster e ocultarem do usuário a falha reenviando a transação para um nó sobrevivente no cluster.

Operação contínua:

O Oracle Real Application Clusters fornece serviço contínuo em paradas planejadas e não planejadas. Se ocorre uma falha em um nó (ou instância), o banco de dados permanece aberto e a aplicação pode acessar os dados. A maioria das operações de manutenção do banco de dados pode ser concluída sem tempo de inatividade e de forma transparente para o usuário. Muitas outras tarefas de manutenção podem ser feitas de maneira contínua de forma que o tempo de inatividade da aplicação seja minimizado ou eliminado.

A Notificação rápida de aplicação e o Failover rápido de conexão ajudam as aplicações a atenderem os níveis de serviço e ocultarem as falhas de componentes no cluster.

Para mais informações sobre produtos Oracle acesse nosso site: www.4Partner.com.br

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10