Produtos de TI

Replicação de Dados em Tempo Real com Oracle GoldenGate


Para ter sucesso no ambiente competitivo atual, é necessário possuir informação em tempo real. Isso requer uma plataforma que possa unir a informação dos diversos sistemas da sua empresa, sem comprometer a disponibilidade e o desempenho. Conheça o Oracle GoldenGate.

O Oracle GoldenGate é uma aplicação de elevado desempenho destinada à captura, transação, transformação e entrega de dados, em tempo real, e permite a replicação bi-direccional dos dados baseada em registros. A aplicação garante que os sistemas críticos da sua organização estão operacionais durante 24 horas, 7 dias por semana e que os dados associados são distribuídos por toda a empresa para optimizar o processo de decisão.

Acesso a informação em tempo real

Os sistemas críticos dos negócios devem proporcionar a mais elevada disponibilidade, garantir um acesso rápido e fácil aos dados reais, assim com uma rápida adaptação às mudanças dos negócios e às exigências das TI.

Quando o volume de negócios sobe a um ritmo exponencial, porque os processos dos negócios são cada vez mais conduzidos online, muitas organizações necessitam de melhores soluções para recolher e possibilitar o acesso imediato à elevadíssima quantidade de dados da empresa.

Oracle GoldenGate permite a captura, a transformação, o encaminhamento (routing) e a entrega, em tempo real, das transacções das bases de dados de sistemas heterogéneos. O software permite um elevado desempenho, um movimento de baixo impacto com uma latência (tempo de espera) de micro-segundos para uma grande variedade de bases de dados e de plataformas, mantendo simultaneamente a integridade da transacção.

Oracle GoldenGate reforça a arquitetura baseada em componentes para ajudar as empresas a lidar com uma disponibilidade contínua e com as exigências de integração, em tempo real, das necessidades dos sistemas das empresas.

Manter uma disponibilidade contínua para os sistemas críticos

Oracle GoldenGate ajuda as empresas a eliminar o tempo de indisponibilidade causado por paragens, não programadas e programadas, e a melhorar o desempenho e a escalabilidade do sistema. O software pode ser configurado de modo a suportar os seguintes cenários:

  • Recuperação de desastres e protecção de dados. Criar e manter a comutação automática de dados actualizados ao minuto para minimizar o tempo de recuperação dos sistemas de missão crítica — posicionados nas Bases de Dados Oracle Database ou noutros ambientes não Oracle;
  • Operações com tempo de indisponibilidade nulo. Permitir a realização de operações do negócio, sem interrupções, durante as atividades de atualização (upgrade), migração e manutenção do sistema;
  • Distribuição de Dados. Sincronizar, em tempo real, os dados das aplicações distribuídas para melhorar a disponibilidade e a escalabilidade.
  • Pesquisa. Offloading. Assegurar um desempenho elevado dos sistemas de produção, continuando a suportar as atividades necessárias só de leitura (read-only) e replicando os dados entre os sistemas fonte e alvo heterogéneos.

Permitir a integração de dados em tempo real na empresa

Oracle GoldenGate captura e entrega alterações, em tempo real, dos armazéns de dados, das lojas de dados operacionais, dos sistemas de reporte e de outras bases de dados de processamentos de transações on-line (OLTP) com um mínimo impacto no seu desempenho. Este acesso à informação em tempo real permite uma melhor compreensão do negócio.

  • Armazenamento de dados em tempo real. Permite a captura e a entrega contínuas, operational data stores, reporting systems, and other online transaction processing e em tempo real, dos dados mais recentemente trocados entre os sistemas OLTP e o armazém de dados. Oracle GoldenGate integra-se facilmente com Oracle Data Integrator Enterprise Edition e com outras soluções de extração, transformação e carga (ETL).
  • Reporte Operacional. Actividade de reporte Offload das bases de dados de produção para sistemas secundários de baixo custo com dados correntes para o reporte em tempo real.
  • Integração de dados operacionais. Integra dados operacionais entre sistemas OLTP, em tempo real. Permite que arquitecturas orientadas para o serviço, incluindo a Oracle SOA Suite, possam operar com dados, em tempo real, publicando a troca dos dados via Java Message Service (JMS), através da utilização de Adaptadores das Aplicações Oracle

Arquitectura modular robusta

A arquitectura do software Oracle GoldenGate é composta por três componentes primários: Captura, Arquivos de histórico (Trail Files), e Entrega. Esta abordagem modular permite acada componente desempenhar as suas tarefas independentemente das outras, acelerando a replicação dos dados e assegurando a integridade dos mesmos.

Captura

O módulo de Captura do Oracle GoldenGate reside na fonte da base de dados e procura novas atividades transacionais. O módulo de Captura lê o resultado das operações inserir, atualizar e apagar, acedendo diretamente aos registros das transações da base de dados (redo) e, a seguir, vai imediatamente capturar dados novos e alterados para distribuição.

O módulo de Captura apenas move as transações efetivamente executadas (committed) -filtrando as atividades intermédias e as operações de retorno (rolled-back) – que não apenas reduzem a carga da infra-estrutura como eliminam potenciais inconsistências dos dados. É assim conseguida uma maior otimização através do agrupamento das transações dos elementos de compressão opcionais.

Arquivos de histórico

Os arquivos de histórico do Oracle GoldenGate contêm as operações das bases de dados para os dados alterados, num formato transportável de plataforma independente. Os arquivos de histórico são um componente crítico do mecanismo optimizado das filas de espera do Oracle GoldenGate.

Residem no servidor fonte e/ou alvo, mas fora da base de dados para assegurar heterogeneidade, fiabilidade melhorada e o mínimo de perdas de dados. Esta arquitectura minimiza o impacto nas fontes do sistema porque não são exigidas tabelas nem pesquisas às bases de dados para apoiar o processo de captura de dados.

O módulo de captura lê uma vez, e a seguir move os dados capturados imediatamente para um Arquivo de Histórico externo a fim de ser entregue ao(s) alvo(s).No caso de paragem na fonte e ou no alvo, os Arquivos de Histórico contêm os dados mais recentemente alterados até ao ponto da paragem, sendo estes aplicados quando os sistemas voltam a estar online.

Entrega

O módulo de entrega do Oracle GoldenGate pega nos dados alterados do Arquivo de Histórico mais recente e aplica-os à base de dados alvo, utilizando o SQL de origem, do sistema de gestão de bases de dados relacionais. A entrega pode ser realizada em qualquer base de dados aberta, de conectividade compatível.

O módulo de entrega aplica cada transação na mesma ordem em que estava efectivamente executada e no mesmo contexto transaccional da fonte, permitindo a integridade referencial no alvo. Para melhorar a flexibilidade das TI, os dados capturados também podem ser entregues a um Java Message Service de destino ou como um flat file, utilizando os Adaptadores da Aplicação Oracle GoldenGate.

Elementos chave e vantagens

Oracle GoldenGate oferece os seguintes elementos e vantagens que lhe permitem mover com rapidez os dados transaccionáveis entre os sistemas da empresa:

  • Dados em tempo real: Captura, transfere e entrega imediatamente os dados transaccionáveis a outros sistemas com uma latência (tempo de espera) de micro segundos. Melhora o processo de decisão da empresa, possibilitando-lhe uma visibilidade mais ampla a uma informação mais precisa e actualizada.
  • Suporte heterogéneo: Utiliza bases de dados e plataformas heterogéneas para aumentar a flexibilidade do departamento das TI. Extrai dados dos investimentos existentes em TI e reduz os custos totais de propriedade, unificando os dados de todos os sistemas da empresa.
  • Confiabilidade: Entregar todos os registos efectivamente executados ao sistema alvo, mesmo no caso de paragens. Move dados sem ser necessária qualquer interrupção do sistema ou paragem das janelas.
  • Elevada performance com baixo impacto: Move milhares de transacções por segundo com um impacto negligenciável nos sistemas fonte e alvo. Aceder a informação crítica em tempo real sem atolar os sistemas de produção.
  • Integridade da transação: Mantém os limites de execução da transacção, as propriedades de atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade (ACID) à medida que as transacções são movidas entre os sistemas fonte e alvo. Garante a consistência e o referencial de integridade nos vários masters, sistemas de back-up e bases de dados de reporte.
  • Integração: Fácil integração com os produtos ETL, incluindo o Oracle Data Integrator Enterprise Edition, utilização dos Adaptadores da Aplicação Oracle GoldenGate para integração com as soluções de messaging baseadas no Java Message Service, tais como a Oracle WebLogic.
  • Suporte para topologia flexível: Gerir dados em configurações uma-fonte-para-um- alvo, um-para-muitos, muitos-para-um muitos-para-muitos, cascata e bidireccionais.
  • Detecção e resolução de conflitos: Detectar e resolver conflitos em configurações multimaster, em que dois sistemas podem modificar níveis separados da mesma tabela.
  • Infrastructure de marcação de evento: Desencadeia acções imediatas baseadas em operações específicas das bases de dados capturadas e armazenadas nos Arquivos Históricos.
  • Encaminhamento (Routing) e compressão: Utilizar TCP/IP para enviar dados e eliminar constrangimentos causados por distâncias geográficas entre os sistemas fonte e alvo. Aplicar compressão adicional aos dados à medida do seu encaminhamento.
  • Encriptação dos dados: Transmitir com segurança os dados para aplicações nacionais e internacionais que contenham chave de encriptações de comprimento variáveis (key length encryption).
  • Adiamento de transação: Aplicar os dados imediatamente ou numa data futura, escolhida pelo utilizador, sem perder a integridade da transação.
  • Gestão automática de memória: Ajustar automaticamente a memória da transacção baseada no tamanho e no número das transacções a capturar.
Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10