Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é sobre “Oracle vs Mysql, qual o melhor banco de dados para minha empresa?”. E o que eu respondo na maioria das vezes é “depende das suas necessidades”. O motivo é simples: cada uma das soluções disponíveis oferece diferentes vantagens e aspectos de funcionamentos que precisam ser levados em consideração.
Para ajudá-lo a decidir qual o melhor para o que você precisa, fizemos uma comparação entre Oracle VS Mysql. Confira:
Estrutura do banco de dados
O Mysql é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto (RDBMS). Ele utiliza tabelas, restrições, gatilhos, funções, procedimentos armazenados e visualizações como principais componentes de trabalho. Utiliza-se de chaves primárias para identificar exclusivamente cada linha (registro a.k.a) em uma tabela. As chaves estrangeiras são usadas para assegurar a integridade referencial entre duas tabelas relacionadas.
Já o Oracle é um banco de dados de modelos variados. Por possuir um backend único e integrado, pode suportar vários modelos de dados, como documento, gráfico, relacional e valor-chave no banco de dados.
Temos um empate quando falamos sobre a arquitetura como modelo relacional no embate Oracle VS Mysql. Ambos fornecem a mesma estrutura e também uma licença de software proprietário. Neste caso, a única diferença entre os serviços é a licença de software GPL, possibilidade oferecida apenas no Mysql.
Linguagem de programação
Existem algumas similaridades na linguagem de programação. Ambos foram escritos em C e C++ e os dois oferecem suporte para as linguagens C, C++, Java, .Net, Node.js, Phyton, Perl, PHP, Go, R, D, Erlang.
No entanto, neste quesito, o embate Oracle VS Mysql apresenta diferenças significativas. O Mysql acrescenta o suporte para Delphi, Lua e Lisp. Enquanto no Oracle, que também foi escrito em assembly, são suportadas a mais Ruby, Ruby on Rails, Rust, COBOL e FORTRAN.
Já no caso dos sistemas operacionais, Oracle e Mysql trabalham com Windows, Mac OS X, Linux, UNIX e z/OS. No caso de BSD, Symbian e AmigaOS, somente o Mysql funciona.
Clusters
O Mysql Cluster fornece armazenamento em cluster sem compartilhamento e sharding automático para o banco de dados. Internamente usa a replicação síncrona por meio de um mecanismo de confirmação de duas fases, o que garante que os dados sejam gravados em vários nós.
já o Oracle Real Application Clusters (Oracle RAC) compreende vários computadores ou servidores interconectados, que aparecem como se fossem um servidor para usuários finais e aplicativos. Ele utiliza-se da Oracle Clusterware, que liga vários servidores, garantindo que estes operem como um único sistema.
Proprietários dos bancos de dados
Gratuito, o Mysql possui seu código fonte disponível sob os termos da Licença Pública Geral GNU e uma série de acordos proprietários. Em 2008, a Oracle Corporation comprou o Mysql e, atualmente, as licenças proprietárias da Oracle fornecem alguns recursos adicionais ao Mysql, como o suporte ao Oracle Enterprise Manager.
Sendo um banco de dados proprietário, produzido e comercializado pela Oracle Corporation, a Oracle é comercializada por meio de uma assinatura mensal. Existem várias opções diferentes, que se ajustam às necessidades de cada empresa.
Melhor escolha Oracle VS Mysql
Muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo utilizam o Mysql, como WordPress e Joomla. Nos casos de projetos em menor escala, o Mysql é a melhor opção. Além de ser gratuito, é muito fácil de usar e oferece bastante velocidade. Normalmente, as empresas iniciantes e as menores, juntamente com blogs e aqueles que desejam possuir muitos sites de nicho, se encaixam melhor neste banco de dados.
Já o Oracle costuma ser uma melhor opção para aqueles que precisam armazenar uma grande quantidade de dados e com aplicativos de negócios maiores. Este sistema está repleto de recursos e minimiza a necessidade de software de terceiros.
Se você ainda está em dúvida sobre qual o melhor banco de dados e precisa do apoio de um especialista, nós podemos te ajudar. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas!
Comentários