Openshift vs Kubernetes: qual ferramenta de orquestração de containers escolher? A virtualização baseada em containers tem se popularizado por trazer mais agilidade e menor custo no desenvolvimento de aplicações e entrega de serviços. Ela permite hospedar sites ou aplicações com segurança sem a necessidade de se preocupar com o gerenciamento do servidor.
Um dos benefícios de ter aplicações em containers é conseguir realizar sua migração para diferentes ambientes de cloud. Dessa forma, tem-se o menor impacto possível em seus negócios e a maior agilidade para atender sua demanda. Mais “leves” do que máquinas virtuais, os containers não precisam simular o hardware e nem carregar um sistema operacional completo antes de executar uma aplicação.
Com o crescimento do uso de containers, ferramentas open source de orquestração se fazem necessárias para gerenciar e cuidar do ciclo de vida dos mesmos. Hoje, Openshift vs Kubernetes são as principais soluções para organizar o trabalho de componentes individuais e camadas de aplicativos. Confira a seguir as principais diferenças e vantagens de cada uma.
Qual ferramenta usar?
O Kubernetes, também conhecido como K8s, é um sistema de código aberto para gerenciamento de aplicativos criado pelo Google, que automatiza implementações operações e dimensiona aplicativos, sendo bastante útil aos adeptos da cultura DevOps.
Com ele é possível criar um cluster de containers em nuvens privadas ou públicas e otimizar o uso do hardware, maximizando a disponibilidade de recursos para execução dos aplicativos. O Kubernetes garante ainda mais integridade e auto recuperação dos aplicativos em containers, com posicionamento, reinício, replicação e escalonamentos automáticos.
No mundo corporativo, com processos mais burocráticos e mais mecanismos de controle, o Openshift é a opção mais amigável e fácil de integrar com softwares. A plataforma como serviço (PaaS) foi desenvolvida pela líder mundial no fornecimento de soluções de software open source, a Red Hat, e utiliza como base o Kubernetes.
Como principais vantagens do Openshift podemos citar que ele reduz a burocracia, uma vez que contribui para tornar a equipe de TI mais homogênea; melhora a disponibilidade, pois o sistema fica menos suscetível às falhas operacionais; eleva o poder de processamentos dos servidores da empresa; entre outros benefícios.
Se interessou? Conte conosco e tenha acesso às principais novidades em tecnologia. Oferecemos soluções e o suporte necessário para dar um upgrade em seu negócio!
Comentários