Produtos de TI

7 motivos para migrar para o MySQL 8.0


A interface simples e sua capacidade de rodar em vários sistemas operacionais fazem do MySQL o banco de dados de código aberto mais popular do mundo. Por isso, cada novidade, lançamento e alteração do software gera muito interesse e expectativa. O que não foi diferente com o MySQL 8.0, última versão lançada em abril de 2018.

Com desempenho, confiabilidade e facilidade de uso comprovados, o MySQL se tornou a principal opção de banco de dados para aplicativos baseados na web, sendo usado inclusive por grandes sites como Facebook, Twitter e YouTube. O serviço utiliza a linguagem SQL (Structure Query Language – Linguagem de Consulta Estruturada), que é a mais popular para inserir, acessar e gerenciar o conteúdo armazenado num banco de dados.

Atendendo a muitos pedidos de desenvolvedores, o MySQL 8.0 traz diversos novos recursos que podem fazer a diferença na implementação e na manutenção de aplicativos web. Conheça a seguir 7 motivos para migrar para o MySQL 8.0:

MySQL Document Store

Um dos recursos mais aguardados por desenvolvedores, o MySQL Document Store, permite trabalhar com tabelas relacionais SQL e coleções JSON. Para tornar isso possível, o MySQL 8.0 criou a API X Dev, que fornece uma API fluente, permitindo trabalhar com documentos JSON de maneira natural.

Performance

O MySQL 8.0 vem com melhor desempenho para cargas de trabalho de leitura/gravação e cargas de trabalho de “ponto de acesso” de alta contenção. Além disso, o novo recurso Resource Group oferece aos usuários uma opção para otimizar cargas de trabalho específicas em hardware específico, mapeando threads de usuário para CPUs.

Maior compatibilidade

Nas últimas versões do MySQL um fator que ainda incomodava os usuários era a pouca compatibilidade com o UTF-8, a codificação para caracteres mais utilizada em toda a web. Na versão 8.0 do software houve um grande esforço para aumentar o suporte ao UFT-8.

Dessa forma, o padrão de caracteres do novo MySQL será utf8mb4, usando o mais recente Unicode 9.0, o que deve facilitar a vida da maioria dos usuários, minimizando problemas de conferência, manipulação de texto, pesquisa de texto completo, entre outros.  

Além disso, o Unicode melhorado suportará conjuntos de caracteres não ocidentais, bem como emojis.

Funções de janelas (window functions)

Outra novidade muito aguardada, específica da linguagem SQL, era o suporte às funções de janelas (window functions), conjunto de funções que se aplicam a um conjunto de registros. As funções da janela permitem resolver uma variedade de tarefas de maneira mais fácil e intuitiva.

Índices invisíveis

O MySQL 8.0 adicionou a capacidade de alternar a visibilidade de um índice (visível / invisível). Ao tornar um índice invisível, por exemplo, é possível testar qual seria o efeito de remover esse índice de uma query, tendo uma boa ideia de como ficaria a performance dela. Caso uma degradação de performance seja notada ao marcar um índice como invisível, pode-se então, marcá-lo novamente como visível sem precisar ter que reconstruí-lo. 

GIS

O MySQL 8.0 oferece suporte a geografia. Em suma, o MySQL 8.0 entende coordenadas de latitude e longitude na superfície da Terra e pode, por exemplo, calcular corretamente as distâncias entre dois pontos na superfície terrestre em qualquer um dos cerca de 5.000 sistemas de referência espacial suportados.

Correção de bugs

Assim como é sempre aguardado em uma nova versão de um software, o MySQL 8.0 traz uma série de correções de bugs muito conhecidos dos usuários, trazendo muito mais confiabilidade e agilidade na utilização do banco de dados.

Faça parte da rede de usuários do banco de dados open source mais popular do mundo com suporte técnico internacional pela Oracle! Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10