Produtos de TI

Microsoft SAM: Gestão de Software para sua empresa


Quando ouvimos falar em otimização sempre pensamos em como nossa empresa pode ficar mais eficiente, reduzir custos desnecessários e manter um crescimento saudável.

Para o setor de TI dentro da empresa é a mesma coisa, as empresas sempre buscam recursos para otimizar o departamento que é um dos mais importantes dentro de qualquer companhia.

O Microsoft SAM (Software Asset Management) é um produto licenciado da Microsoft que oferece uma solução inteligente para o setor de TI da sua empresa e vai facilitar sua vida empresarial, controlando custos e investimentos, evitando redundância, gerenciando processos e procedimentos de TI.

As licenças de software são investimentos e ativos de uma empresa, assim como qualquer outro ativo, e tem uma importância gritante dentro das companhias. Felizmente, ferramentas como o SAM facilitam a administração do setor de TI.

  • Quantas maquinas sua empresa possui?
  • Quais e quantos softwares essas máquinas utilizam?
  • Quais softwares são redundantes para sua empresa?

Talvez você não saiba a resposta para essas perguntas, e isso é um problema. Ao conhecer profundamente os processos e a complexidade de gerenciamento de software você percebe o quanto é importante ter o controle sobre os investimentos de TI da sua empresa.

Com o Microsoft SAM você pode facilmente identificar quais são os softwares que a empresa possui, quais estão sendo utilizados, e quais são obsoletos para a necessidade da empresa. O SAM é a pratica recomendada para ajudar no controle desses custos e na otimização desses investimentos de software.

O SAM também é uma excelente ferramenta para a expansão das necessidades de sua empresa, minimizando riscos. Você pode planejar a longo prazo os custos e benefícios relacionados a projetos de TI, expandindo conforme sua empresa cresce.

O SAM auxilia você a prever essas necessidade futuras de aquisição de softwares, garantindo conformidade, segurança e redução de custos. Seu setor de TI será mais eficiente, com os programas de licenciamento que mais se adequam às necessidades corporativas de sua empresa, reduzindo vulnerabilidades, além de estar em dia com os padrões e regulamentações governamentais.

Com o SAM o seus investimentos em software serão utilizados em máxima capacidade, eliminando as redundâncias, padronizando processos, garantindo as ferramentas necessárias para o trabalho de seus funcionários. Sua empresa saudável e seus ativos valendo a pena.

Dicas para a Implementação do SAM

A Microsoft recomenda 4 passos para implementação do SAM:

  1. Faça inventário
    Primeiro, você precisa saber o que já possui. Portanto, o primeiro passo em seu programa de SAM é fazer o inventário de seus softwares implantados. Se sua empresa for pequena, você pode fazer isso manualmente. Se for maior, pode tentar usar alguma das ferramentas automáticas de descoberta que podem examinar toda a sua rede fácil e eficientemente ou procurar um parceiro de SAM.
  2. Organize-se
    O passo seguinte é fazer um inventário das licenças que comprou. Para otimizar e gerenciar seus ativos de software, você precisará encontrar, registrar e organizar as licenças e documentação para cada título e versão de software. Você pode gerenciar facilmente sua biblioteca de licenças de várias formas. Comece informando-se sobre que tipos de documentos precisará manter, a melhor forma de mantê-los organizados e como seu revendedor pode ajudar no processo.
  3. Crie Políticas e Procedimentos
    Da aquisição, utilização e desativação ao armazenamento e proteção contra desastres, você pode salvaguardar seus ativos de software e hardware estabelecendo novos padrões e diretrizes com respeito a todas as fases do ciclo de vida dos softwares. Mas não pode fazer isso sozinho, portanto considere algumas dessas sugestões sobre como criar uma cultura de SAM em toda a sua organização.
  4. Mantenha Seu Plano de SAM
    Mantenha seu plano de SAM atualizado através de verificações por amostragem frequentes, inventários de software programados regularmente e treinamento contínuo dos funcionários. Consulte nosso Modelo de Otimização de SAM para ajuda para determinar áreas em que pode melhorar mais o retorno de seu investimento (ROI) através de melhorias no SAM.

Se SAM é o que sua empresa precisa, entre em contato com a 4Partner!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10