Produtos de TI

Saiba como licenciar o novo Windows Server 2016


Desde outubro de 2016, a Microsoft passou a comercializar o novo Windows Server 2016 com novas funcionalidades, como maior segurança de dados, flexibilidade com nuvem híbrida, maior eficiência através da integração com a nuvem do Remote Desktop Services, plataforma otimizada que reduz custos de gerenciamento, entre outras.

O Windows Server 2016 continua disponível nas edições Datacenter, Standard, Essentials e Foundation. A primeira é voltada para os ambientes altamente virtualizados de nuvem privada e híbrida. Já a edição Standard é voltada para ambientes de baixa densidade ou não virtualizados.

A Essentials oferece uma solução de servidor flexível, acessível e fácil de operar. Por fim, a Foundation que só é vendida no modelo OEM, ou seja, em conjunto com o hardware vendido pelo fabricante.

Mudanças de licenciamento

Mudanças de licenciamento

Como a Microsoft alterou as regras de licenciamento com a chegada do Windows Server 2016, procuramos esclarecer aqui as principais mudanças.

O licenciamento agora considera todos os núcleos físicos do servidor e continua exigindo a aquisição do acesso Client Access License (CAL). O mínimo que a Microsoft exige por servidor físico são 8 pacotes de 2 núcleos.

Em relação ao valor, a Microsoft fracionou o valor do antigo Windows Server 2012 em 8 partes e por isso o valor dólar de lista continua o mesmo.

Datacenter – Indicado para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados pois inclui direito de virtualização ilimitada. O licenciamento é pelo número de núcleos físicos do servidor mais a CAL de acesso

Standard – Mais apropriado para ambientes pouco ou não virtualizados. Tem os mesmos recursos da edição Datacenter, porém de forma limitada, que permite o direito de execução de duas máquinas virtuais. Também é licenciado pelo número de núcleos físicos do servidor mais a CAL de acesso

Essentials – Para pequenas empresas com até 25 usuários, em execução em servidores com até 16 núcleos. Não inclui direitos de virtualização.

Foundation – Para pequenas empresas com até 15 usuários. Não inclui direitos de virtualização e só é vendida no modelo OEM, ou seja, em conjunto com o hardware vendido pelo fabricante.

  • DATACENTER
    Recurso: Ilimitado OSE (ambiente do sistema operacional) virtual. Todos os recursos.
    Tipo de licenciamento: 16 núcleos por servidor + CAL
  • STANDARD
    Recurso: Dois OSEs virtuais. Todos os recursos.
    Tipo de licenciamento: 16 núcleos por servidor + CAL
  • ESSENTIALS
    Recurso: 16 núcleos físicos por servidor. OSE Recursos limitados.
    Tipo de licenciamento: 16 núcleos por servidor. Limite de 25 usuários.
  • FOUNDATION
    Recurso: OEM. Recursos limitados.
    Tipo de licenciamento: Servidor OEM. Limite de 15 usuários.

Sobre as CAL’s

Existem dois tipos de CALs:

Sobre as CAL’sLicença por Usuário (User CAL): Para acessos de usuários em diversos dispositivos como laptops, notebooks e desktops. Esse modelo é vantajoso quando o usuário pode acessar o servidor por mais de um dispositivo, como um desktop, um tablet e um smartphone, por exemplo.

Licença por Dispositivo (Device CAL): Ideal para casos em que a empresa tenha usuários acessando no mesmo equipamento, como em uma configuração de pessoas usando a mesma máquina em turnos diferentes, por exemplo.

Recomendações

Nossos especialistas em licenciamento Microsoft dão essas 3 dicas para licenciar o Windows Server:

  1. Considere as edições Datacenter ou Standard. Atualmente, a maioria das empresas já utiliza máquinas virtuais, e somente estas duas versões trazem o recurso de virtualização. Se sua empresa ainda não tem máquinas virtuais, pode ser que ela precise implementar esse modelo em breve. As edições Foundation e Essentials são indicadas apenas em casos bem específicos.
  2. Economize com o tipo de licença correta. Identifique como os usuários acessarão o servidor e escolha a melhor opção de acesso ao servidor (CAL): por usuário ou dispositivo.
  3. Conte com um parceiro especializado. O licenciamento da Microsoft e de outros fabricantes possuem algumas peculiaridades que podem ser difíceis de conhecer. Um parceiro especializado, como a 4Partner, pode dar o caminho das pedras e fazer com que você economize tempo e dinheiro.
Comprar Tecnologia para Empresas Comprar iPad para empresas comprar Adobe Compra Microsoft comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare Comprar Autodesk Autocad Comprar Cisco Comprar Veeam Comprar EATON
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10