Produtos de TI

As ferramentas que todo web designer deve conhecer


Conhecida como a profissão do futuro, o web design oferece espaço garantido no mercado de trabalho a quem escolher a área, afinal, a tecnologia avança a cada dia.

Os profissionais de desenvolvimento são responsáveis por criar projetos gráficos para sites, blogs, sistemas e aplicativos, e têm um campo de trabalho bastante abrangente. No entanto, com tantas novidades tecnológicas o profissional deve ter habilidade para transitar com segurança nesse universo, e a melhor forma de fazer isso é estar antenado a essas mudanças, investindo em cursos de capacitação e, claro, conhecendo bem as ferramentas de trabalho.

Acompanhe as nossas dicas e veja o que não pode faltar na rotina de um web designer de sucesso.

Softwares e linguagens de web

Para entrar no mundo de web design é preciso conhecer bem alguns softwares de edição e criação de imagens, como o Adobe Photoshop Creative Cloud— o editor de imagens mais conhecido no mundo —, e o Fireworks, usado para criação de interfaces web. Além desses, o Adobe Illustrator e o Corel Draw são os softwares mais usados na criação de imagens vetoriais. Existem também alguns editores de imagens gratuitos, como o GIMP.

É preciso também ter o conhecimento prévio das linguagens de web, como HTML, XML, XHTML e JQuery/JavaScript, além dos editores de código TextMate, TextWrangler, BBEdit, Bluefish, Brackets, Coda, Smultron, Vim, NetBeans, Dreamweaver, e os gratuitos Notepad++ e Sublime.

Hardware e acessórios

Na hora de escolher a máquina ideal para o trabalho de web designer, opte por computadores que possuem um alto índice de desempenho.

Uma boa pedida é o iMAC, com tecnologia de ponta, ele conta com duas opções de processadores, core i5 ou core i7. A tela de apenas 5mm possui calibragem individual das cores e baixo reflexo, proporcionando uma excelente visualização com cores mais vibrantes e nítidas. Além disso, ele possui a facilidade do Turbo Boost 2.0 que aumenta automaticamente a velocidade dos núcleos ativos, permitindo também que o processador gerencie todo o processo de desempenho sem que haja perda da eficiência. Uma máquina superpoderosa para fazer edições!

O iMAC possui ainda mais de uma opção para armazenamento, podendo aumentar a capacidade do disco rígido de 1TB com um drive de 3TB, ou se você preferir pode optar pelo armazenamento em flash de 1TB.

Vale destacar também o uso de um HD Externo para o trabalho. Hoje no mercado existe um leque variado desse produto, prefira os portáteis e com bom espaço de armazenamento. No mundo tecnológico é importante criar o hábito do backup, por isso coloque na sua agenda a realização de backups diários no final do expediente ou sempre que terminar um “job”.

Ambiente confortável para o trabalho

Sabemos da importância dos softwares e das máquinas de qualidade na vida de um web designer, entretanto, a rotina do profissional exige que ele permaneça muito tempo sentado.

Para começarmos, uma boa dica é investir em móveis de qualidade: a mesa deve ser ampla com espaço para desenhar — sim, muitos profissionais precisam colocar antes no papel o que querem passar para a web —, e com gavetas para guardar documentos e blocos de notas.

Outro item que merece destaque é a cadeira, opte por uma regulável na altura e inclinação das costas, e as com braços tendem a ser mais confortáveis. Se você for um profissional de hábitos noturnos, tenha atenção redobrada com a iluminação do ambiente.

E você, qual ferramenta não pode faltar na sua mesa de trabalho? Complemente a nossa lista e continue de olho em nosso blog!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10