Lembra do nosso artigo sobre o Ransomware? Recentemente a empresa de antivírus Trend Micro realizou uma pesquisa que apresentava uma estatística preocupante, 51% das empresas brasileiras já sofreram sequestro de sistemas.
O levantamento entrevistou 300 empresas ao todo. Dentre os segmentos estudados os que mais sofrem os ataques são:
- Educação (82%)
- Governo (59%)
- Varejo (57%)
Qual o mal que o Ransomware pode causar?
É um vírus malware que pode ser instalado de muitas formas, as mais comuns são por meio de links falsos que são enviados no e-mail ou ao clicar em algum tipo de anúncio suspeito.
Porém, o mais preocupante é que não são os usuários físicos o alvo e sim grandes empresas. Não que os usuários físicos não sejam atingidos por esse mal digital, mas os prejuízos são menores. Quando o Ransomware se instala em computadores de uso pessoal, sequestra os dados e pede para que seja pago um valor alto para a pessoa voltar a usar normalmente a sua máquina.
Mas quando acontece com uma empresa, o sequestro é feito na rede da organização e o valor de recompensa é bem mais alto. Além disso, os dados de uma empresa podem ser roubados e divulgados.
Como se proteger?
Um dos meios é ter cuidado ao acessar links, e lembrar que não é apenas o Ransomware que é um mal digital, há muitos outros tipos de vírus. Por isso, selecionamos algumas dicas para você evitar prejuízos futuros. Veja aqui!
Mas a melhor forma de precaução é ter um antivírus que tenha recursos voltados para esse tipo de malware. Neste artigo, falamos um pouco sobre a importância do antivírus para as empresas.
A sua empresa faz parte dessa estatística? Como você tem feito para se proteger contra os vírus? Você utiliza antivírus e o atualiza frequentemente? Deixe a sua resposta nos comentários.
Comentários