O novo Ransomware Petya usa técnicas similares ao Wannacry, que atingiu mais de 300 mil computadores em mais de 150 países.
Rasomware Petya
O vírus encripta o disco rígido dos computadores que utilizam o sistema operacional Windows, solicitando US$ 300 em bitcoins (moeda virtual) para devolver o acesso às pastas cifradas nos computadores afetados pelo Rasomware.
O primeiro ataque (Wannacry), afetou empresas de diferentes segmentos como bancos, rede elétrica, comunicação, hospitais e governos, em diversos países, inclusive no Brasil.
Especialistas afirmam que esse é apenas o começo e que novos ataques ainda estão por vir. Pensando não apenas no momento, mas na prevenção, seguem algumas dicas e soluções da 4Partner para proteger os dados da sua empresa:
1. Backup
Se já não era seguro manter os dados de seu computador apenas na máquina ou em servidores ligados à rede da sua empresa, agora menos ainda! O Rasomware que conseguir invadir uma máquina, se espalha pela rede local em que ela estiver, afetando assim todos os micros conectados à ela.
A solução para o backup está na nuvem, solucionando tanto o problema com o vírus, quanto com problemas físicos no disco rígido (HD) das máquinas. Além do espaço disponível, você ainda pode gerenciar os seus documentos online com o Microsoft Office 365, sem precisar ficar preso à máquina, podendo acessar de diversos computadores e locais. Traga a sua empresa para o Cloud Computing!
2. Proteção extra contra os principais vírus, incluindo o Rasomware
A principal forma de evitar a contaminação de qualquer vírus é através da atitude de segurança dos colaboradores da empresa. Como é difícil verificar se todos os arquivos e e-mail enviados possuem alguma ameaça ou não, a solução de antivírus continua sendo uma forma de minimizar este problema.
A 4Partner trabalha com as principais marcas do mercado: Kaspersky, McAfee, Symantec e AVG! Faça a sua cotação online.
Quais medidas de segurança você tem adotado em sua empresa?
Comentários