Manter a competitividade é vital em um mundo em constante evolução. E apostar em otimização tem sido uma tendência natural às empresas de desenvolvimento de aplicativos que desejam sair na frente da concorrência. É aí que entra em cena a Red Hat, disponibilizando um conjunto de soluções open source baseadas em containers que proporcionam inúmeras vantagens não apenas aos desenvolvedores, mas à empresa como um todo.
E veja só que interessante uma pesquisa da IDC sobre o valor de negócio do Red Hat OpenShift feita com nove empresas que usam a plataforma para o desenvolvimento de aplicativos. Além de ajudar na entrega de aplicativos e recursos que são oportunos e atraentes em todos os ambientes de TI, importantes iniciativas como conteinerização, microsserviços e estratégias de migração para a nuvem geram resultados incríveis. Entre eles:
- 531% de ROI médio em cinco anos;
- US$1,29 milhão de ganhos médios anuais por 100 desenvolvedores por ano;
- 66% de aumento na velocidade do ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos;
- 35% de redução no tempo gasto pela equipe de TI por aplicativo desenvolvido;
- US$7,42 milhões de aumento na receita por empresa;
- 38% de redução nos custos com plataforma de desenvolvimento e infraestrutura de TI por aplicativo.
Números bastante animadores, não é mesmo? E não há como negar, as empresas mais avançadas são as que utilizam soluções open source, que confere maior dinamismo na evolução digital e tecnológica, além de segurança. E também não é à toa que a Red Hat está presente nessa jornada.
A plataforma de aplicativos em containers open source é desenvolvida com base nos containers Docker e orquestrada por meio do gerenciamento de clusters de containers Kubernetes, com suporte a uma ampla variedade de serviços e linguagens de programação, que vão desde frameworks web, bancos de dados ou conectores a dispositivos móveis e back end externos. Sem contar que também suporta aplicativos nativos na nuvem sem monitoração de estado e aplicativos tradicionais com monitoração.
Todas essas funcionalidades permitem que você provisione, teste, implante, dimensione e execute com eficiência suas aplicações em vários hosts e ambientes operacionais, realize verificações automáticas de integridade e garanta alta disponibilidade nas cargas de trabalho esperadas. E não para por aí. Com o uso dos containers Linux e o OpenShift da Red Hat, você também pode:
- Criar aplicativos baseados em container de forma ágil;
- Expandir facilmente as suas infraestruturas tradicional e nativa da cloud para executar containers;
- Automatizar o provisionamento, o gerenciamento e a escalabilidade;
- Conectar aplicativos, dados e processos facilmente por meio de serviços baseados em containers;
- Assegurar que seus containers e aplicativos estejam certificados e seguros para uso;
- Garantir a consistência e gerenciar containers em todos os ambientes físicos, virtuais e de clouds públicas e privadas.
O conjunto de ferramentas e funcionalidades das plataformas de containers open source da Red Hat geram ainda mais benefícios para a sua empresa como um todo. Olha só:
- Foco em inovação: o tempo que seria gasto anteriormente com a implantação e o gerenciamento de containers, agora pode ser direcionado para o desenvolvimento de novos produtos;
- Economia de mão de obra: como não há mais a necessidade de instalar e configurar sistemas operacionais, a empresa pode direcionar a força de trabalho para outras tarefas mais estratégicas;
- Estímulo do DevOps: permite que as equipes de desenvolvimento e operações tenham um fluxo de trabalho alinhado e contínuo;
- Agilidade e escalabilidade: as equipes de TI ganham maior agilidade no desenvolvimento de aplicativos enquanto otimizam o uso da sua infraestrutura;
- Ganhos de produtividade da equipe de TI: os desenvolvedores de aplicativos, incluindo membros da equipe de DevOps, fornecem mais aplicativos e recursos importantes e investem menos tempo para desenvolvê-los, agregando um valor significativo às empresas;
- Portabilidade garantida: incompatibilidades no processo de lançamento do aplicativo deixam de existir;
- Redução dos custos de infraestrutura de TI: uma vez que requer menos testes e servidores de produção, consequentemente, há uma redução dos custos de infraestrutura da empresa;
- Mitigação de riscos: os aplicativos sofrem menos interrupções que causam impacto sobre os negócios e os usuários.
Como você pode perceber, o OpenShift corporativo é uma boa alternativa para você conquistar produtividade, alinhar o serviço entre produção e desenvolvimento e garantir o máximo de satisfação ao cliente. E então, o que está esperando para utilizar essa tecnologia?
Aliás, você sabia que a Red Hat e o Google estão trabalhando juntos na orquestração de containers para promover ainda mais benefícios às empresas durante sua jornada rumo à transformação digital. Saiba mais aqui.
Você já trabalha com conteinerização na sua empresa? Não? Então fale com um de nossos especialistas em Red Hat e saiba como podemos ajudar a sua empresa!
Comentários