A chamada internet das coisas (IoT) tem ganhado cada vez mais notoriedade quando o assunto é tecnologia e tendências para o futuro. Mas a verdade é que ela já está acontecendo no presente, desenvolvendo-se com muita rapidez à medida em que novas formas de utilização de programações vão sendo descobertas e incorporadas em dispositivos do nosso dia a dia, revolucionando a forma como interagimos com as coisas e também o modo como essas coisas interagem com o ambiente, por meio da internet.
Dentre as grandes tendências de tecnologia que já estão rodeando por aí, mas que prometem ainda mais crescimento nos próximos anos, a inteligência de máquina é uma das mais promissoras!
Nesse cenário, a linguagem Java tem se destacado como uma das principais aliadas no desenvolvimento de sistemas embarcados — ou seja, que se encontram embutidos em determinado recurso para fazê-lo executar uma tarefa específica, previamente programada —, a fim de tornar nossa rotina mais cômoda, inovadora e automatizada por sistemas de computador. Para explicar melhor como isso funciona, hoje vamos tratar especialmente da versão Java Embedded, mostrando o que é possível, com ela, alavancar a internet das coisas e obter o máximo de proveito deste tipo de inteligência artificial — como se os objetos pensassem e agissem sozinhos para o próprio bem-estar e a praticidade de seus usuários. Ficou curioso? Então confira:
Ideal para o mercado embarcado e para a internet das coisas
Por ser especificamente desenvolvida para a tecnologia incorporada, a versão Java Embedded contribui para soluções que podem ser implementadas tanto em dispositivos pequenos como grandes, fazendo a internet das coisas acontecer para um número cada vez maior de usuários.
O Java Embedded está preparado para atender a esse mercado na medida em que disponibiliza operações em máquinas de tamanhos reduzidos — os chamados tiny computers ou simplesmente computadores minúsculos —, que funcionam como processadores eficazes para uma vasta gama de tarefas, passando, de vez, a se consagrar na área de tecnologia como o sistema ideal para dispositivos embarcados.
Com ele, a internet das coisas ocorre por meio de programações específicas até em microcontroladores e outros hardwares com capacidade menor que a de um computador convencional, mas que se tornam extremamente úteis quando bem planejados dessa forma.
Ainda mais facilidades com a suíte Java Embedded
Ao utilizar uma série de opções da API Java, além de alguns recursos extras presentes somente nela, a suíte do Java Embedded reúne características para o uso de protocolos, formatos e arquiteturas de programação que fazem dela um ótimo framework para a internet das coisas, permitindo que desenvolvedores consigam codificar funções muito práticas em dispositivos relativamente simples ou computadores que tenham um processador razoável. Além disso, a suíte do Java Embedded traz outras vantagens para que se aproveite melhor a internet das coisas, como:
- Acesso a diversas opções da linguagem Java para integrar sensores de luz e temperatura ou de movimento na rua e tráfego na via, entre outras possibilidades igualmente funcionais — como a abertura de portões automatizada, por exemplo;
- Automações residenciais ou de escritórios se tornam cada vez mais frequentes por meio de comandos em dispositivos móveis na linguagem Java — como smartphones ou tablets, por exemplo. Sim, muitas vezes há sistemas embarcados nesses tipos de aparelhos, e com a suíte Embedded as chances de se criar apps inteligentes para funcionar em conjunto com essa realidade aumentam significativamente;
- Possibilidade de realizar diversas combinações, entre os recursos Java de programação, o que permite a execução de inúmeros tipos de tarefas específicas e protocolos, além da integração com outras plataformas para poder funcionar em vários tipos de computadores e dispositivos mobile.
Deu para entender um pouco do que o Java Embedded pode fazer pela internet das coisas? Já descobriu como você pode se beneficiar disso? Comente aqui e compartilhe suas impressões e dúvidas conosco! Participe!
Carlos Siqueira
Responsável na 4Partner pelo Sucesso de Clientes, sempre por dentro das últimas novidades de software e hardware, compartilha informações do Universo de Tecnologia para Empresas.
Comentários