Produtos de TI

O que é Distorção Harmônica, quais seus riscos e como evitá-la


Distorção Harmônica é um perigoso fenômeno, que pode causar grandes prejuízos financeiros para as empresas. Mas, apesar dos riscos que ele pode trazer, muitas pessoas não sabem o que é Distorção Harmônica e como evitá-la. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre este assunto. Confira!

A Distorção Harmônica

Um sistema de distribuição elétrica que funciona de forma otimizada é essencial para que todos os dispositivos alimentados por uma mesma rede efetuem uma operação confiável. No entanto todas as novas mudanças de carga, expansão, atualização e configuração na sua rede podem produzir condições para as quais ela não foi projetada originalmente. 

É aí que mora o perigo! Se houver falhas no sistema de proteção, quaisquer erros relativamente pequenos, como sobrecargas, curto-circuitos ou falhas à terra, podem gerar a Distorção Harmônica e causar danos financeiros significativos como resultado de interrupções descontroladas da tensão em sua empresa.

Para entender o que é Distorção Harmônica, considere uma rede elétrica. Nela, as correntes harmônicas se somam com a corrente fundamental causando distorções na forma de onda original da rede. Este fenômeno nada mais é do que uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede.

Basicamente são quatro perturbações que podem ocorrer numa tensão ou corrente fornecidas por uma rede de energia:

* Perturbações ligadas à amplitude da tensão – como o sag (afundamento), interrupções de fornecimento, sobre e subtensão, transitórios, flutuações e outras.

* Perturbações de frequência – como as alterações de seu valor nominal.

* Desequilíbrios de tensão ou corrente em sistemas trifásicos.

* Alterações nas formas de onda – são as perturbações harmônicas que, quando aumentou a intensidade do uso de equipamentos eletrônicos, passou a ter uma importância especial.

Riscos da Distorção Harmônica

Riscos da Distorção Harmônica

A presença de Distorção Harmônica numa rede de alimentação pode causar sérios problemas de funcionamento aos equipamentos por ela alimentados. Equipamentos sensíveis podem causar perda de dados, disparos erráticos e até mesmo problemas de queima de componentes. No caso de um computador, por exemplo, este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do equipamento, travando-o.

Outros riscos que podem ser citados são: distorção da tensão da rede, condutores neutros que carregam muita corrente, calor extra e perda de eficiência em motores e transformadores. Isso pode levar ao envelhecimento acelerado do equipamento e perda adicional de energia. 

Como evitá-la?

Como evitá-la?

Agora que você já entendeu o que é a Distorção Harmônica e quais seus riscos paras as companhias, está na hora de saber como evitá-las. 

Um dos passos mais importantes é investir em equipamentos de proteção e segurança que detectam possíveis problemas causados por harmônicas nos dispositivos ligados à rede. Estamos falando de um no-break, condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele.

Os no-breaks Eaton resolvem o problema da Distorção Harmônica, além de outras oito adversidades comuns relacionadas à proteção de energia desde instalações residenciais até grandes data centers.

Conte com a Eaton para uma proteção e gerenciamento eficazes de energia em sua empresa. Conheça melhor as soluções clicando aqui!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10