Distorção Harmônica é um perigoso fenômeno, que pode causar grandes prejuízos financeiros para as empresas. Mas, apesar dos riscos que ele pode trazer, muitas pessoas não sabem o que é Distorção Harmônica e como evitá-la. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre este assunto. Confira!
A Distorção Harmônica
Um sistema de distribuição elétrica que funciona de forma otimizada é essencial para que todos os dispositivos alimentados por uma mesma rede efetuem uma operação confiável. No entanto todas as novas mudanças de carga, expansão, atualização e configuração na sua rede podem produzir condições para as quais ela não foi projetada originalmente.
É aí que mora o perigo! Se houver falhas no sistema de proteção, quaisquer erros relativamente pequenos, como sobrecargas, curto-circuitos ou falhas à terra, podem gerar a Distorção Harmônica e causar danos financeiros significativos como resultado de interrupções descontroladas da tensão em sua empresa.
Para entender o que é Distorção Harmônica, considere uma rede elétrica. Nela, as correntes harmônicas se somam com a corrente fundamental causando distorções na forma de onda original da rede. Este fenômeno nada mais é do que uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede.
Basicamente são quatro perturbações que podem ocorrer numa tensão ou corrente fornecidas por uma rede de energia:
* Perturbações ligadas à amplitude da tensão – como o sag (afundamento), interrupções de fornecimento, sobre e subtensão, transitórios, flutuações e outras.
* Perturbações de frequência – como as alterações de seu valor nominal.
* Desequilíbrios de tensão ou corrente em sistemas trifásicos.
* Alterações nas formas de onda – são as perturbações harmônicas que, quando aumentou a intensidade do uso de equipamentos eletrônicos, passou a ter uma importância especial.
Riscos da Distorção Harmônica
A presença de Distorção Harmônica numa rede de alimentação pode causar sérios problemas de funcionamento aos equipamentos por ela alimentados. Equipamentos sensíveis podem causar perda de dados, disparos erráticos e até mesmo problemas de queima de componentes. No caso de um computador, por exemplo, este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do equipamento, travando-o.
Outros riscos que podem ser citados são: distorção da tensão da rede, condutores neutros que carregam muita corrente, calor extra e perda de eficiência em motores e transformadores. Isso pode levar ao envelhecimento acelerado do equipamento e perda adicional de energia.
Como evitá-la?
Agora que você já entendeu o que é a Distorção Harmônica e quais seus riscos paras as companhias, está na hora de saber como evitá-las.
Um dos passos mais importantes é investir em equipamentos de proteção e segurança que detectam possíveis problemas causados por harmônicas nos dispositivos ligados à rede. Estamos falando de um no-break, condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele.
Os no-breaks Eaton resolvem o problema da Distorção Harmônica, além de outras oito adversidades comuns relacionadas à proteção de energia desde instalações residenciais até grandes data centers.
Conte com a Eaton para uma proteção e gerenciamento eficazes de energia em sua empresa. Conheça melhor as soluções clicando aqui!
Comentários