Produtos de TI

Conheça o Oracle Database e a versão ideal para sua empresa


Você está querendo melhorar a eficiência da sua empresa e indicaram o Oracle Database para você comprar? Não entende muito bem o que é e para que ele serve, ou não sabe escolher qual é a versão ideal para sua empresa? Não se preocupe! No post de hoje vamos esclarecer todas estas dúvidas, mostrar os benefícios e funcionalidades de cada uma das versões!

Vamos ajudar você a selecionar qual é a versão do banco de dados que mais trará benefícios para o seu setor de TI e fazer com que os seus negócios decolem. Confira!

O que é o Oracle Database?

O que é o Oracle Database

É uma ferramenta cliente/servidor para gestão de banco de dados mais utilizada no mundo, armazenando informações na nuvem e em um data center. Todo este sistema de banco de dados faz parte dos chamados Sistemas de Informação, ajudando a coletar, armazenar, organizar e processar os dados.

O Oracle Database é utilizado pelas maiores empresas do mercado devido à sua grande capacidade de armazenar e processar dados com segurança e pelo seu renomado conceito no mercado.

Se a sua empresa produz muitos dados ao longo de um dia de trabalho é recomendado que eles sejam armazenados em um banco de dados potente e é neste caso que a ferramenta entra como uma das melhores soluções.

Qual versão do Oracle Database é a melhor para mim?

Se você já pesquisou alguma vez sobre banco de dados Oracle, observou que existem algumas versões diferentes. Veja agora como cada uma funciona e como escolher a que melhor te atenda. Um detalhe importante que além do tipo de versões, você também tem formas diferentes de licenciar por processo ou usuários nomeados.

Express Edition

É a versão mais simples de todas. É indicada para pequenas empresas desenvolvedoras que geram poucos arquivos em ambiente de desenvolvimento, pois o processamento é limitado em apenas 1GB de RAM, possui 4GB de armazenamento e está disponível apenas para sistemas Windows e Linux, não sendo suportada em sistemas 64 bits.

Suas funcionalidades adicionais são simples também, como o Flashback Query (recuperação de versões mais antigas dos dados), backup dos dados, Data Encryption Toolkit (camada extra de proteção), Application Express (desenvolvimento de aplicativos), suporte para XML, Microsoft.Net, OLE DB e ODBC, gerenciamento automático da memória e da opção “desfazer”, além de várias outras ferramentas que estão disponíveis para todas as edições.

Se a sua empresa é de pequeno porte, ou se você está começando agora gerando poucos dados, talvez essa seja uma boa opção por ser mais econômica para o seu negócio.

Standard Edition One

Esta versão é também voltada para pequenas empresas, filiais e departamentos específicos. Ela conta com 2 soquetes nos servidores únicos e já disponibiliza como RAM o máximo que o OS permite, com tamanho de banco de dados sem limites.

É compatível não só com a Microsoft e Linux como também com Unix e sistemas 64 bits. A Standard Edition One conta com mais ferramentas do que a versão anterior como a simplificação de backups, compilação nativa Java, PL/SQL, autenticação por proxy (detecta e autentica os usuários que estão se conectando ao servidor), suporte a Java, Enterprise Manager (monitoramento de todos os aplicativos por um mesmo console integrado), entre outros benefícios.

Por isso, se sua empresa é de pequeno porte mas necessita de mais recursos e espaço no servidor, o Standard Edition One é a versão mais adequada para você.

Standard Edition

Com as mesmas vantagens em relação à compatibilidade, RAM e tamanho do banco de dados do Standard Edition One, ela permite 4 soquetes no servidor, agilizando ainda mais o armazenamento de dados. Voltada para empresas de médio porte, a edição conta com os benefícios das ferramentas Real Application Clusters (executa qualquer aplicativo em pacote personalizado sem alterações em vários servidores conectados) e o gerenciamento automático da carga de trabalho. Ou seja, se sua empresa precisa de maior velocidade ou mais recursos para armazenar e organizar os dados, essa é a melhor pedida.

Enterprise Edition

Esta versão inclui novidades como uma nova arquitetura que simplifica o processo de consolidação dos bancos de dados na nuvem, além de fornecer recursos para processamentos complexos de transações, Big Data e cargas de trabalho de data warehouse.

Sem contar que a edição conta com todos os recursos, alguns exclusivos, tais como: sem limite de soquetes no servidor, Total Recall, Active Data Guard (otimiza os investimentos de proteção contra catástrofes tecnológicas), Flashback Table (faz diagnóstico de erros e os desfaz, reduzindo o tempo de recuperação), Virtual Private Databases (garantia de privacidade e proteção de seus dados com controle de acesso personalizado), entre vários outros.

A Enterprise Edition é a mais indicada para empresas que necessitam de serviços como big data, ou geram muitas informações que precisam ser processadas rapidamente.

Se ainda estiver com dúvidas e quiser saber mais informações deixe sua pergunta no campo de Comentários!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10