Com o crescente avanço da tecnologia e as mudanças constantes do mercado, todos reconhecem a importância do banco de dados dentro das empresas, afinal, hoje ele é visto como ferramenta fundamental para o bom andamento do trabalho.
Com ele, é possível armazenar informações de forma organizada e relacioná-las de maneira rápida e segura. O gerenciamento adequado do banco de dados minimiza os erros, além de proporcionar uma série de benefícios como delimitar o perfil do consumidor, mensurar aceitação de um produto, serviço ou dos indicadores organizacionais, entre outros.
Acompanhe agora a importância da implementação de um banco de dados e os benefícios que uma ferramenta de Business Intelligence de qualidade agrega à sua empresa.
Conheça seu cliente
Por meio da mineração de dados você consegue estruturar informações e traçar com clareza o perfil do seu cliente. Isso impacta diretamente no crescimento e produtividade da empresa, porque agora as ações são direcionadas para o seu público, através do uso das ferramentas adequadas.
É ilusão pensar que um produto vai atingir todas as pessoas, no entanto, é correto afirmar que o público de uma empresa deve ser o mais abrangente possível. Neste caso, ser abrangente significa ter um grande número de clientes dentro de um único perfil.
Crie estratégias certas e diferenciadas
Com a ferramenta de bi, é possível se fazer uma análise certeira das informações e uma melhor definição do perfil do seu cliente, tornando possível traçar um planejamento estratégico eficaz. Se o seu objetivo é estimular a compra periódica de algum produto, uma boa opção é criar um cartão fidelidade. Assim, toda vez que o cliente efetuar uma compra ele ganhará pontos que poderão ser revertidos em brindes ou descontos.
Além disso, você pode usar as informações do banco de dados para alavancar as vendas: se você tem um público-alvo formado por estudantes das universidades x e y, e 30% deles não efetivam as compras devido à forma de pagamento. A partir do momento que você identifica o problema, se torna possível reverter o quadro investindo, neste caso, em outras plataformas de pagamento.
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Plano de marketing e campanhas podem ser definidas através da mineração de dados
Com base nas informações, é possível trabalhar com a comunicação dirigida com altos índices de assertividade. Um e-mail ou SMS pode funcionar bem para a metade dos consumidores, outros podem preferir saber das novidades através do envio de materiais impressos, como mala direta ou até mesmo por outras mídias.
Em campanhas promocionais não é qualquer prêmio que atrai público. O seu cliente é único e deseja ser tratado assim. Para consumidores jovens com um perfil aventureiro, uma viagem para o Chile com escaladas pelas montanhas dos Andes seria um ótimo destino, o que não funcionaria, por exemplo, para um público infantil ou de pessoas com mais idade.
Fique de olho nos resultados
A mineração de dados é um dos pilares para o desenvolvimento e crescimento empresarial. É fundamental analisar os resultados e tirar proveito deles. Crie um cronograma para comparar dados e analisar detalhadamente os resultados. Essa é a melhor maneira de acompanhar as mudanças de mercado e se prevenir de possíveis problemas.
Softwares disponíveis
O mercado tem um leque variado de gerenciadores que acumulam vantagens e se adequam ao perfil do cliente. Os principais comercializados hoje são Oracle, SQL Server, MySQL. O Oracle, por exemplo, é um dos mais usados atualmente: possui uma documentação detalhada, tem arquitetura flexível e muitos recursos para a otimização de processos. Além disso, tem alto índice de segurança e confiabilidade.
Para um melhor desempenho do sistema de monitoramento de banco de dados (SGBD), é essencial investir em mão de obra qualificada e, assim, conseguir administrar e usufruir de todos os benefícios que o sistema oferece.
Agora que você entende os benefícios de uma ferramenta de Business Intelligence, aplique esta técnica no seu negócio e venha contar para gente a sua experiência. Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!
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