Produtos de TI

Como montar uma rede wireless para sua empresa


A época dos fios já se foi. Cada vez mais empresas trabalham com laptops, smartphones e tablets, dispositivos leves, que têm várias funções e podem ser facilmente deslocados para diferentes áreas do escritório e levados em viagens de negócios.

Mas como garantir acesso à internet para todo mundo? Como oferecer internet tanto para visitantes, como para clientes e investidores? E o mais importante: como proteger e evitar que eventuais aproveitadores consumam sua banda larga, instalem vírus ou até roubem informações? Pois é só conferir nosso artigo para aprender a como montar uma rede wireless para sua empresa e mantê-la rápida e segura. Então vamos lá!

Começando com um roteador

Pressupondo que você já contratou um provedor de internet para sua empresa e ele já forneceu o modem, pode-se dizer que o ambiente já está habilitado para entregar acesso à internet a um computador. Agora é preciso providenciar um roteador para distribuir esse sinal. É como se o roteador fosse o encanamento que permite sair água das várias torneiras do prédio da empresa, ou a fiação que faz uma lâmpada em qualquer ponto acender, só que, naturalmente, sem fios.

Os roteadores Cisco Small Business são uma ótima solução para sua empresa, porque são simples de usar, protegem de acessos não autorizados e garantem confiança na conexão. Faça o teste!

Pensando no posicionamento

Quanto mais central for a localização do roteador, melhor. Isso garantirá à conexão mais confiança e rapidez para todo mundo. É preciso atenção à geografia do escritório, já que vários obstáculos podem causar interferência no sinal — como mobília, portas e, inclusive, certos aparelhos, como micro-ondas, telefones sem fio e alarmes.

A principal dica é que nem sempre o melhor lugar para o roteador será o mais esteticamente agradável. Então supere o aspecto visual e priorize o funcional.

Conectando e ajustando

Com um cabo, ligue seu roteador Cisco ao modem. Pronto: já é possível aos aparelhos do ambiente acessarem a internet sem fio. Mas alguns aparelhos, especialmente os mais antigos, podem precisar de adaptadores USB ou cartões PCMCIA e seus respectivos drivers para acessarem o wi-fi. Fique atento a essas demandas e solucione rapidamente esses pequenos problemas.

Configurando

Digitando no seu browser — como o Internet Explorer ou Chrome, por exemplo — um número encontrado na parte de baixo do seu roteador, você pode efetuar a configuração. Esse passo é muito importante, principalmente para garantir a segurança. O padrão é que o sinal do seu roteador esteja aberto. Isso quer dizer que qualquer um pode usá-lo para acessar a internet, bem como ter acesso a qualquer rede compartilhada por meio do roteador. Mas você pode mexer em certas configurações com diferentes objetivos. Vamos conhecer algumas?

Número máximo de usuários

Para restringir quantos dispositivos — computadores, telefones, tablets e TVs smart, por exemplo — podem usar o roteador ao mesmo tempo. Quanto maior o número, mais lenta e potencialmente menos segura será a conexão.

Senha

Digite a senha necessária para a conexão, sabendo que podem existir senhas diferentes para frequências diferentes.

Acesso de convidados

Configuração recomendada, que funciona como uma espécie de quarto de visitas. Por meio desse recurso cria-se uma rede separada para convidados, garantindo que eles possam acessar à internet, mas não a da empresa, preservando a segurança dos dados.

Política de acesso

Para bloquear certos sites, palavras-chave ou mesmo todo o acesso à internet em certos horários. Pode ser, por exemplo, que você queira desativar o roteador entre 22h e 8h todos os dias, por questões de segurança. Pois é só configurar.

Se você quer saber como fazer gestão de redes, veja este post: Faz gestão de rede de computadores na sua empresa?

E então, pronto para deixar sua empresa conectada porém sem fios? Ficou ainda alguma duvida? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10