Produtos de TI

Banco de dados: saiba as principais diferenças entre Oracle 11g e 12c


A Oracle oferece inovação em suas várias opções de banco de dados, cada um adequado a diferentes cenários de desenvolvimento e implantação, para que as empresas se adaptem mais rapidamente às crescentes demandas de negócio. Neste artigo, detalhamos as principais diferenças entre o Oracle 11g e 12c.

Em linhas gerais, o Oracle 11g é uma versão mais antiga do banco de dados relacional Oracle RDBMS e não possui estrutura de dados conectáveis, enquanto o Oracle 12c é uma versão mais recente, a primeira do mundo projetada para a nuvem, e possui bancos de dados conectáveis. 

Diferenças entre Oracle 11g e 12c

O Oracle 11g consiste em uma interface intuitiva baseada em navegador para gerenciar bancos de dados. Os usuários podem executar várias operações nele, tais como criar, importar, exportar e visualizar dados de tabelas, bem como gerar relatórios.

Já o Oracle 12c é o primeiro banco de dados do mundo projetado para a nuvem. Possui alto desempenho e nível empresarial e permite executar vários bancos de dados no mesmo hardware, mantendo a segurança e o isolamento entre eles, por meio de sua arquitetura multitenancy (multi-inquilino). Com ela, é possível criar um container de banco de dados e posteriormente plugar novos bancos conforme a demanda, centralizando e otimizando a utilização dos recursos de infraestrutura. Como resultado? Menos custos de TI.

Mais uma nova feature que surgiu na versão 12c são as colunas invisíveis que permitem que alterações em uma tabela possam ser feitas sem afetar os usuários e as aplicações que utilizam a tabela. Quando uma coluna invisível é criada, consultas e operações podem utilizá-la apenas referenciando explicitamente o nome da coluna, caso contrário ela é totalmente invisível nas operações.

Recursos na memória, suporte a dados JSON e armazenamento em cache de todo o banco de dados são algumas das centenas de mudanças do Oracle 12c que não estão disponíveis no Oracle 11g. Confira mais vantagens desta versão aqui.

Seja qual for a sua escolha por banco de dados Oracle, conte com os especialistas da 4Partner para garantir a melhor compra. Faça já a sua cotação!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10