Nossos documentos eram em papéis datilografados guardados em pastas. Consequentemente as folhas amarelavam e estragavam. Com a evolução tecnológica, aprendemos a manter os documentos e arquivos digitalizados no computador, mas percebemos que algo poderia danificar o sistema, e assim perder tudo de uma vez.
Foi necessário, além de salvar no computador, salvar no disquete, no cd, no pen drive, e por fim no hd externo. Era muita coisa para não correr o risco de perder nada importante, não é mesmo?
Uma breve história da Nuvem
Apesar de ser algo considerado recente, o conceito de “nuvem” é um pouco antigo. Nos anos de 1960 e 1970, já se falava sobre o acesso de dados em qualquer lugar.
Entre os anos de 2010 e 2011, muitos duvidavam da segurança em salvar dados em algo nas “nuvens”. Mas, com o tempo, foi se entendendo que a segurança torna-se maior quando os arquivos são mantidos na internet, e a facilidade em acessá-los de qualquer lugar do mundo.
Além disso, o sistema de nuvem permite muito mais do que armazenamento de documentos simples.
A importância da Nuvem nas empresas
Atualmente, as empresas já entendem que não é necessário possuir supercomputadores. Pode-se criar redes de computadores ou ir para o caminho mais fácil das nuvens. Na área de TI é essencial que se trabalhe com os produtos mais avançados.
Entendendo a Nuvem Híbrida
A nuvem híbrida oferece ao usuário a possibilidade em escolher:
- Nuvem privada: que será exclusiva para uma determinada empresa, sendo que a nuvem contratada só terá os arquivos daquela empresa;
- Nuvem pública: que é em parceria com algum servidor, como o caso da Red Hat com a Amazon (e outras empresas, consulte). A nuvem é compartilhada com diversas empresas, e cada empresa pode salvar seus documentos.
Essas escolhas, vão depender de que tipos de dados que o usuário pretende salvar, qual o tamanho da armazenagem e outros diversos fatores
A RedHat oferece as melhores soluções de armazenamento em nuvem híbrida, com muita facilidade e segurança. Conheça:
Red Hat Cloud Infrastructure:
Uma oferta de subscrição única que permite construir e gerenciar uma nuvem IaaS (Infraestrutura como Serviço) privada e aberta, além de facilitar seu caminho para uma infraestrutura altamente escalável, de nuvem pública baseada em OpenStack®.
Red Hat Cloud Forms:
Uma plataforma de gerenciamento de nuvem IaaS abrangente que aprimora suas infraestruturas virtual e em nuvem, com recursos de gerenciamento e planejamento de capacidade avançada.
Red Hat OpenStack Platform:
Plataforma segura e escalável para a criação de nuvens públicas e privadas.
Red Hat OpenShift Container Platform:
Uma Plataforma como Serviço (PaaS) híbrida aberta, que permitem aos desenvolvedores desenvolver, hospedar, escalar e entregar aplicativos rapidamente na nuvem.
Red Hat Certificate System:
Um sistema de software corporativo que oferece uma estrutura escalável e segura, para estabelecer e manter identidades confiáveis e comunicações privadas.
Red Hat Directory Server:
Um registro independente do sistema operacional, baseado em rede, que permite aos administradores armazenar centralmente a identidade do usuário e as informações do aplicativo.
Red Hat Cloud Suite:
Uma combinação de plataforma de desenvolvimento de aplicativos baseado em container, infraestrutura de nuvem privada, interoperabilidade de nuvem pública e uma estrutura comum de gerenciamento que moderniza sua infraestrutura para que você possa oferecer serviços rapidamente, enquanto mantém a governança e a segurança.
Queremos saber: o texto te ajudou a entender mais sobre o armazenamento em nuvem? Ficou com algum dúvida? Converse com os consultores da 4Partner, eles irão esclarecer tudo para você!
Comentários