O Windows Server 2016, o sistema operacional de servidores da Microsoft, é um grande sucesso entre empresas, profissionais de TI e usuários. O resultado final oferece uma experiência perfeita da Microsoft do início ao fim; une tecnologias familiares, como Active Directory e virtualização, com conceitos de infraestrutura modernos, como conteinerização, serviços federados e serviços baseados em nuvem. Saiba mais sobre as licenças do Windows Server 2016 a seguir.
Você também vai gostar:
Windows Server 2019 Essentials vs Standard: qual versão escolher?
Por que adotar balanceamento de carga entre servidores na sua empresa?
Edições de licenciamento de acordo com a dimensão da empresa
São três edições principais do Windows Server que você pode licenciar baseado na dimensão da sua organização e principais fatores são o tamanho da sua organização e nos requisitos de datacenter e virtualização:
- Datacenter: recomendada para ambientes de datacenter altamente virtualizados e definidos por software.
- Standard: recomendado para clientes com ambientes de baixa densidade ou não virtualizados.
- Essentials: é um servidor prioritariamente conectado à nuvem, ideal para pequenas empresas com até 25 usuários e 50 dispositivos. A Essentials é uma boa opção para clientes que atualmente usam a edição Foundation, que foi descontinuada.
Existem outras edições do Windows Server 2016 para uso especial e são fornecidas abaixo.
- Nano Server: É um recurso que vem com Standard ou DataCenter Edition. Pode ser um servidor de arquivos, servidor da Web ou máquina virtual inteligente ou DHCP/DNS etc.
- Hyper -V (hipervisor): O Hyper-V hospeda outras máquinas virtuais.
Modelos de licenciamento
A Microsoft mudou o ‘licenciamento por processador’ para ‘licenciamento por núcleo’. O licenciamento do servidor passou a ser pela quantidade total de Cores (núcleos) do servidor onde será instalado e não mais pela quantidade de processadores. Ou seja, o que importa não é a quantidade de processadores, mas sim a quantidade de núcleos de processador que o servidor possui.
O requisito de licença total é então baseado no número de núcleos por processador, que cobrirão dois núcleos cada, como você pode ver na tabela abaixo.
Processadores por servidor vs. Núcleos físicos por processador. Fonte: https://www.microsoft.com/en-us/licensing/product-licensing/windows-server
Os modelos de licenciamentos são:
Licenciamento por Core (Núcleo): Todos os núcleos físicos no servidor devem ser licenciados. É necessário um mínimo de 8 licenças (Core) para cada processador físico; O mínimo de 16 licenças (Core) é necessário para cada servidor; Licenças de núcleo são vendidas em pacotes de duas unidades;
Client Access Licenses (CALs): As CALs são necessárias para cada usuário ou dispositivo acessando um servidor
CAL por Dispositivo: Um dispositivo pode acessar recursos do servidor por um número ilimitado de usuários;
CAL por Usuário: Um usuário pode acessar recursos do servidor por um número ilimitado de dispositivos.
Como determinar o número necessário de licenças principais
O licenciamento de software de servidor para as edições Windows Server 2016 Standard e Datacenter requerem as licenças básicas.
Para cada servidor, o número de licenças de núcleo necessárias é igual ao número de núcleos físicos no servidor licenciado, sujeito a um mínimo de 8 licenças de núcleo por processador físico e um mínimo de 16 licenças de núcleo por servidor.
As licenças principais são vendidas em 2 packs e 16 packs. Para servidores com mais de 16 núcleos de processador, será necessário adquirir pacotes adicionais.
O que saber antes de escolher o licenciamento
Para executar o Windows Server 2016, você precisa comprar licenças para no mínimo 16 núcleos, por dois processadores físicos.
Isso significa que você precisa comprar no mínimo 8 pacotes de dois núcleos para cada dois processadores físicos em seu servidor. Isso é equivalente a uma licença padrão regular do Windows Server 2012 R2.
Para você comprar o Windows Server, você precisa considerar a quantidade de cores do do seu servidor físico e levar em consideração:
- O número de máquinas na empresa;
- A quantidade de servidores que farão o papel de controlador de domínio;
- Quantidade de processadores;
- Quantos núcleos (Core) cada processador possui.
O produto é vendido em pacotes de núcleos, denominados SKU, onde cada SKU dá direito a licenciar 2 núcleos. Se você tiver mais de 8 núcleos por processador, tudo o que você deve fazer é comprar 1 pacote de licença de dois núcleos para cada dois núcleos além do mínimo de 16.
Exemplo: você tem um servidor com dois processadores. Cada processador possui 10 núcleos. Você tem 20 núcleos no total. Você adquire o mínimo de 8 pacotes de dois núcleos, que cobrem 16 dos seus núcleos. Você precisa comprar 2 pacotes de licença de dois núcleos adicionais para cobrir os 4 núcleos extras que você possui.
A tabela a seguir fornece exemplos para configurações de servidor e o número mínimo de licenças básicas do Windows Server 2016 concedidas. As concessões fornecem licenças básicas suficientes para continuar executando o mesmo número de cargas de trabalho (OSEs) no servidor existente.
Exemplo de pacotes de 2 núcleos (1 SKU) necessários de acordo com o número de processadores do servidor. Fonte: https://www.microsoft.com/en-us/licensing/product-licensing/windows-server
Requisitos mínimos para as edições Standard e Datacenter
Padrão/Standard: Quando todos os núcleos do servidor são licenciados (sujeito a um mínimo de 8 licenças de núcleo por processador físico e um mínimo de 16 licenças principais por servidor), o Standard tem direitos de usar dois OSEs ou dois contêineres Hyper-V e ilimitado Contêineres do Windows Server.
Datacenter: Quando todos os núcleos do servidor são licenciados (sujeito a um mínimo de 8 licenças de núcleo por processador físico e um mínimo de 16 licenças principais por servidor), a edição Datacenter tem direitos para usar OSEs ilimitados, contêineres Hyper-V, e contêineres do Windows Server.
Suporte técnico
Além do mais, para a subscrição do Windows Data Server 2016 com a 4Partner, você também poderá escolher o Suporte Técnico que vem em duas versões, a Standard, atende 8 horas por dia em 5 dia por semana; ou o Premium que atende 24 horas por dia em 7 dias por semana, ambos via Web ou Telefone.
Como adquirir a licença do Windows Server 2016
A subscrição pode variar entre 1 e 3 anos de contratação, além dos serviços adicionais de suporte técnico para o auxílio nas questões de TI como mencionados anteriormente.
Nós, da 4Partner, estamos prontos para te oferecer as principais novidades da Microsoft e Windows Server com os melhores preços e condições. Para fazer sua cotação, obter mais detalhes completos e tirar todas as suas dúvidas sobre licenciamento de servidor, consulte nossos especialistas!
Comentários