Você está querendo melhorar a eficiência da sua empresa e indicaram o Oracle Database para você comprar? Não entende muito bem o que é e para que ele serve, ou não sabe escolher qual é a versão ideal para sua empresa? Não se preocupe! No post de hoje vamos esclarecer todas estas dúvidas, mostrar os benefícios e funcionalidades de cada uma das versões!
Vamos ajudar você a selecionar qual é a versão do banco de dados que mais trará benefícios para o seu setor de TI e fazer com que os seus negócios decolem. Confira!
O que é o Oracle Database?
É uma ferramenta cliente/servidor para gestão de banco de dados mais utilizada no mundo, armazenando informações na nuvem e em um data center. Todo este sistema de banco de dados faz parte dos chamados Sistemas de Informação, ajudando a coletar, armazenar, organizar e processar os dados.
O Oracle Database é utilizado pelas maiores empresas do mercado devido à sua grande capacidade de armazenar e processar dados com segurança e pelo seu renomado conceito no mercado.
Se a sua empresa produz muitos dados ao longo de um dia de trabalho é recomendado que eles sejam armazenados em um banco de dados potente e é neste caso que a ferramenta entra como uma das melhores soluções.
Qual versão do Oracle Database é a melhor para mim?
Se você já pesquisou alguma vez sobre banco de dados Oracle, observou que existem algumas versões diferentes. Veja agora como cada uma funciona e como escolher a que melhor te atenda. Um detalhe importante que além do tipo de versões, você também tem formas diferentes de licenciar por processo ou usuários nomeados.
Express Edition
É a versão mais simples de todas. É indicada para pequenas empresas desenvolvedoras que geram poucos arquivos em ambiente de desenvolvimento, pois o processamento é limitado em apenas 1GB de RAM, possui 4GB de armazenamento e está disponível apenas para sistemas Windows e Linux, não sendo suportada em sistemas 64 bits.
Suas funcionalidades adicionais são simples também, como o Flashback Query (recuperação de versões mais antigas dos dados), backup dos dados, Data Encryption Toolkit (camada extra de proteção), Application Express (desenvolvimento de aplicativos), suporte para XML, Microsoft.Net, OLE DB e ODBC, gerenciamento automático da memória e da opção “desfazer”, além de várias outras ferramentas que estão disponíveis para todas as edições.
Se a sua empresa é de pequeno porte, ou se você está começando agora gerando poucos dados, talvez essa seja uma boa opção por ser mais econômica para o seu negócio.
Standard Edition One
Esta versão é também voltada para pequenas empresas, filiais e departamentos específicos. Ela conta com 2 soquetes nos servidores únicos e já disponibiliza como RAM o máximo que o OS permite, com tamanho de banco de dados sem limites.
É compatível não só com a Microsoft e Linux como também com Unix e sistemas 64 bits. A Standard Edition One conta com mais ferramentas do que a versão anterior como a simplificação de backups, compilação nativa Java, PL/SQL, autenticação por proxy (detecta e autentica os usuários que estão se conectando ao servidor), suporte a Java, Enterprise Manager (monitoramento de todos os aplicativos por um mesmo console integrado), entre outros benefícios.
Por isso, se sua empresa é de pequeno porte mas necessita de mais recursos e espaço no servidor, o Standard Edition One é a versão mais adequada para você.
Standard Edition
Com as mesmas vantagens em relação à compatibilidade, RAM e tamanho do banco de dados do Standard Edition One, ela permite 4 soquetes no servidor, agilizando ainda mais o armazenamento de dados. Voltada para empresas de médio porte, a edição conta com os benefícios das ferramentas Real Application Clusters (executa qualquer aplicativo em pacote personalizado sem alterações em vários servidores conectados) e o gerenciamento automático da carga de trabalho. Ou seja, se sua empresa precisa de maior velocidade ou mais recursos para armazenar e organizar os dados, essa é a melhor pedida.
Enterprise Edition
Esta versão inclui novidades como uma nova arquitetura que simplifica o processo de consolidação dos bancos de dados na nuvem, além de fornecer recursos para processamentos complexos de transações, Big Data e cargas de trabalho de data warehouse.
Sem contar que a edição conta com todos os recursos, alguns exclusivos, tais como: sem limite de soquetes no servidor, Total Recall, Active Data Guard (otimiza os investimentos de proteção contra catástrofes tecnológicas), Flashback Table (faz diagnóstico de erros e os desfaz, reduzindo o tempo de recuperação), Virtual Private Databases (garantia de privacidade e proteção de seus dados com controle de acesso personalizado), entre vários outros.
A Enterprise Edition é a mais indicada para empresas que necessitam de serviços como big data, ou geram muitas informações que precisam ser processadas rapidamente.
Se ainda estiver com dúvidas e quiser saber mais informações deixe sua pergunta no campo de Comentários!
Comentários