As necessidades crescentes das empresas em relação a itens tecnológicos, somadas ao progressivo barateamento de hardware e software, são fatores que impulsionaram muito a indústria de tecnologia, levando a uma corrida por aquisição de equipamentos para suprir suas demandas.
Mas no impulso de melhorar a infraestrutura das suas organizações, muitas empresas acabam se precipitando e cometendo uma série de erros relacionados a essas compras. Por conta disso, preparamos para o post de hoje algumas dicas de como comprar hardware de uma revenda autorizada, a fim de evitar problemas futuros e adquirir o melhor negócio em termos de relação custo-benefício para a sua empresa. Confira!
Pesquise e compare
O primeiro critério para se escolher um fornecedor de tecnologia — na verdade, fornecedores em qualquer área de atividade — é o combo reputação + solidez. Pesquise no mercado a respeito do relacionamento que essas revendas possuem com seus consumidores. É bom checar se há muitas ocorrências de reclamações e problemas gerais com entrega e atendimento. Verifique se ela possui uma comunicação clara, unidades físicas e quais os canais de comunicação que disponibilizam para atendimento e suporte.
Confira se a revenda é realmente autorizada
Muitos empresários inescrupulosos permitem que seja divulgado que suas revendas são “autorizadas” pelas marcas que atendem para ganhar credibilidade diante do mercado, quando, na verdade, é apenas uma estratégia de má-fé para atrair a atenção de consumidores menos atentos.
Por outro lado, existem aquelas revendas que anunciam que são “especializadas” em algumas marcas e produtos de tecnologia. O que não significa necessariamente que possuem alguma expertise a respeito dessas tecnologias ou algum aval por parte dos fabricantes de hardware. De fato, uma revenda que se diz “especializada” em alguma marca, não significa algo a mais, sendo apenas uma tentativa de agregar credibilidade para o estabelecimento.
Considere o cloud computing
No caso dos softwares, muitas empresas estão apostando em soluções baseadas em cloud computing, como a gigante Adobe e seus pacotes de aplicativos Creative Cloud, que substituem no mercado as antigas suítes baseadas em aplicativos tradicionais de desktop. Eventualmente, hardwares também podem dar lugar a soluções na nuvem, como as de armazenagem virtual de arquivos.
Adote um processo de licitação
As etapas de licitação para compras em uma empresa não são apenas medidas burocráticas de controle. São passos necessários para que a aquisição ocorra da forma mais correta e assertiva possível, possibilitando, inclusive, a obtenção de maior sucesso nas negociações e o resguardo da companhia de quaisquer riscos ao se relacionar com os fornecedores.
Analise a viabilidade da aquisição
Um estudo de viabilidade pode (e deve) fazer parte do processo de licitação das empresas. Quem já tentou fazer a defesa de alguma proposta de aquisição de hardware para a sua diretoria sabe o quanto isso é importante. O estudo de viabilidade vai demonstrar que, além de suprir demandas tecnológicas e processuais da empresa, a aquisição está dentro das possibilidades da companhia e que o projeto pode atingir os objetivos para os quais foi proposto.
E você, como é feito o processo de aquisição de hardware na sua empresa? Possui alguma dúvida com relação as revendas autorizadas? Deixe um comentário e continue acompanhando nosso blog!
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