Gestão de TI

Por que você precisa virtualizar sua infraestrutura de TI


Vamos aos fatos: a virtualização da infraestrutura de TI já é uma realidade na maioria das empresa! Prova disso é que 94% das 500 maiores empresas do mundo já utilizam a tecnologia em seus data centers. Mas não pense que isso se aplica apenas às grandes organizações. Muito pelo contrário! Empresas de todos os portes são beneficiadas por essa tendência. Afinal a virtualização da infraestrutura de TI aumenta a eficiência, eleva a segurança, reduz riscos e ainda economiza recursos.

Aumento de produtividade

Aumento de produtividade

A virtualização de servidores eleva a produtividade devido à redução das interrupções de sistemas, à recuperação rápida e eficiente de dados após incidentes e à acessibilidade às informações nos servidores virtuais.

A vantagem está no fato de que um servidor configurado na nuvem pode hospedar várias máquinas virtuais simultaneamente – e quando uma delas enfrenta problemas, outras são acionadas para assumir o seu lugar.

Otimização do espaço físico e economia de energia

Otimização do espaço físico e economia de energia

A virtualização gera economia de recursos financeiros, especialmente porque você não precisa de um espaço físico para sua infraestrutura de TI. Consequentemente, você não precisa gastar com construções, gerenciamento e manutenção de um ambiente de TI próprio.

Com isso, você também economizará energia elétrica, já que a infraestrutura tradicional exige refrigeração constante, o que eleva a conta no final do mês.

Mais segurança

Mais segurança

Uma grande vantagem é o aumento da segurança dos sistemas e dados armazenados e executados em servidores virtuais, devido ao dinamismo e à modernidade das ferramentas de segurança virtual. A virtualização da infraestrutura de TI também promove mais agilidade e facilidade na recuperação de arquivos, sistemas e outros dados que tenham sido perdidos ou avariados por conta de acidentes, vulnerabilidades ou ataques cibernéticos.

Manutenção programada sem interrupção

Manutenção programada sem interrupção

Outra grande vantagem da virtualização de servidores é que ela pode reduzir ou mesmo eliminar o downtime — tempo de parada dos serviços — durante as manutenções programadas. Algumas ferramentas, como vMotion e Live Migration, possibilitam a migração de aplicações entre servidores on-line, permitindo a execução de tarefas rotineiras em horário comercial, sem que a sua empresa tenha que interromper os seus serviços ou pagar por horas extras.

Otimização de processos e gestão

Otimização de processos e gestão

A virtualização de servidores é um grande passo rumo à otimização dos processos de TI, pois além de tudo, ainda ajuda na automação de tarefas rotineiras e na criação de um ambiente centralizado para o gerenciamento dos processos da TI.

Por meio de uma interface acessível, você também pode gerenciar as atualizações das versões, a sua implementação e os ambientes de produção de homologação, por exemplo.

Como virtualizar os seus servidores

Como virtualizar os seus servidores

Para deixar definitivamente de lado a sua infraestrutura tradicional de TI e mergulhar de cabeça na virtualização é necessário seguir alguns passos. Basicamente, você precisa:

  1. Adquirir um servidor físico com os recursos básicos instalados, como CPU, memória e conexões de rede;
  2. Instalar o Hypervisor, um sistema operacional básico que possui a capacidade de dividir o hardware em pequenas partes;
  3. Criar as máquinas virtuais, que terão configurações e capacidades diferentes conforme a demanda;
  4. Instalar o sistema operacional em cada máquina virtual de acordo com a necessidade e sempre que for solicitada a sua implantação;
  5. Conectar à Storage Area Network (SAN), um local de armazenamento que pode ser compartilhado entre servidores.

Como você pode ver, o objetivo principal da virtualização é otimizar e centralizar tarefas, alcançar escalabilidade de aplicações, responder mais rápido às necessidades do negócio e facilitar a vida dos gestores e administradores de TI.

Portanto, realmente vale a pena considerar essa solução para a sua empresa, especialmente se você estiver pensando em deixá-la em sintonia com os avanços tecnológicos do mercado.

Está interessado em virtualizar sua infraestrutura de TI? Você pensa em utilizar a nuvem privada, pública ou híbrida para incrementar esse processo? Descubra as principais diferenças entre elas aqui! Ainda tem dúvidas? Entre em contato com os nossos especialistas!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
5 Razões para virtualizar os processos da sua empresa
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
9 Produtos Red Hat para seu negócio