Produtos de TI

MySQL 5.6 – O que há de novidades e recursos?


O MySQL 5.6, nova versão do banco de dados open source mais utilizado no mundo, traz novidades e recursos importantes em todas as suas edições. No final de fevereiro de 2013, a Oracle disponibilizou a versão 5.6 do MySQL, o banco de dados de código aberto mais utilizado no mundo.

Como uma tecnologia open source, existe uma edição gratuita da comunidade (MySQL Community Edition), que pode ser baixada e utilizada gratuitamente sob licenciamento GPL. Além disso, existem edições pagas que oferecem recursos importantes, sendo os principais o suporte consultivo, acesso a atualizações e outros features.

No geral, o novo MySQL 5.6 oferece melhor desempenho, escalabilidade, confiabilidade e gerenciamento. O MySQL 5.6 aumenta a agilidade dos desenvolvedores e DBAs com otimizações de subconsultas, operações DDL (Data Definition Language) on-line, acesso NoSQL ao InnoDB, nova instrumentação no Performance Schema e melhor tratamento.

Confira uma relação de novidades e recursos do MySQL 5.6:

Melhores tempos de execução de consultas e diagnósticos obtidos por meio do MySQL Optimizer aprimorado:MySQL 5.6

  • Otimizações das subconsultas. O componente de otimização de consultas foi melhorado especialmente para subconsultas. Com isso, consultas mais complexas envolvendo subconsultas retornam resultados com muito mais desempenho, evitando re-escrita e simplificando o desenvolvimento.
  • ICP (Index Condition Pushdown) habilitado por padrão e inclusão do BKA (Batch Key Access) e MMR (Multi-Range Read). Estas funcionalidades podem aprimorar a throughput das consultas de leitura em até 280 vezes.
  • Optimizer Diagnostics aprimorado com EXPLAIN para operações INSERT, UPDATE e DELETE. Resultados do comando EXPLAIN no formato JSON e Optmizer Traces apresentam as decisões do otimizador de modo mais preciso, com melhor legibilidade e rastreabilidade.

Maior desempenho, throughput e disponibilidade dos aplicativos com um engine de armazenamento InnoDB aprimorado:

  • Melhoria de até 230% no throughput de transações e operações somente leitura. O InnoDB foi refatorado para minimizar o legado de threading, liberação (flushing), gargalos e contenções de mutex de limpeza, proporcionando melhor simultaneidade nos pesados sistemas de OLTP, resultando em throughput consideravelmente superior tanto para cargas de trabalho de transações quanto para as do tipo somente leitura(2).
  • Maior disponibilidade. Operações DDL on-line possibilitam que os DBAs adicionem índices e alterem tabelas enquanto o aplicativo permanece disponível para atualizações, sem lock.
  • Pesquisa fulltext com InnoDB permite aos desenvolvedores criar índices FULLTEXT em tabelas InnoDB para representar conteúdo baseado em texto e acelerar as pesquisas de palavras e frases no aplicativo.
  • NoSQL. O acesso flexível ao InnoDB via NoSQL facilita a realização de consultas simples, por chave-valor. Este acesso foi implementado por meio da já popular Memcached API. Com isso usuários obtêm “o melhor dos dois mundos”, combinando operações de chave-valor e consultas SQL complexas no mesmo banco de dados.

Melhor capacidade de expansão (scale out) e disponibilidade com novos recursos na replicação do MySQL 5.6, como:

  • Clusters de replicação com autorrecuperação. A inclusão de utilitários e identificadores de transações globais simplificou a detecção e recuperação automática de falhas. A replicação à prova de pane (crash-safe) possibilita que os slaves recuperem automaticamente as posições atuais do log binário no fluxo de replicação no caso de uma pane e retomem a replicação sem a intervenção do administrador. Checksums (somas de verificação) mantêm a integridade dos dados em todo o cluster, detectando erros e emitindo os respectivos alertas automaticamente.
  • Nos clusters de replicação de alto desempenho, a replicação acontece até cinco vezes mais rápido por meio de Multi-Threaded Slaves, Group Commit do Binlog e replicação baseada em linhas otimizada, para que os usuários possam maximizar o desempenho e a eficiência da replicação conforme expandem suas cargas de trabalho.
  • A replicação com atraso programado oferece uma opção para proteção contra erros operacionais ocorridos no master, por exemplo, drop acidental de tabelas.
  • Peformance_Schema aprimorada. Nova instrumentação auxilia os usuários a determinar com maior eficácia consultas, objetos, usuários e aplicativos que fazem o uso mais intensivo de recursos. Novos resumos com estatísticas agregadas, agrupadas por consulta, thread, usuário, host e objeto também estão disponíveis. Os aprimoramentos no MySQL 5.6 já vêm habilitados na configuração padrão e adicionam menos de 5% de sobrecarga.

Estas são apenas algumas melhorias presentes no MySQL 5.6. Há também outras novidades e recursos como: operações espaciais mais precisas para GIS (Geographic Information Systems), melhor conformidade com o IPv6 (versão 6 do protocolo IP), configurações padrão do servidor atualizadas e mais aderentes aos hardwares atuais, melhorias de segurança etc.

Para maiores informações, acesse: www.4Partner.com.br

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10