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Sua empresa está preparada para desastres tecnológicos? Faz backup?


Os chamados Desastres Tecnológicos estão sempre “assombrando” companhias e equipes de TI pelo mundo todo, e provocam medidas para minimizar, combater e corrigir problemas causados por esse tipo de incidente.

Quando se trabalha com tecnologia, ou tem nela suas principais ferramentas de trabalho, há uma série de aspectos que podem representar grande risco para o seu negócio. E acredite, onde a tecnologia está presente, há chances de falhas diversas! Saiba que tipos de tragédias tecnológicas podem acontecer e o que se pode fazer a respeito.

O que pode dar errado?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é: muita coisa. Desde bancos de dados, repositórios de arquivos e trabalhos em andamento, até a infraestrutura de data centers e escritórios, podem apresentar falhas que resultem em desastres tecnológicos.

A boa notícia é que existem várias ações preventivas que podem ser tomadas para evitar as tragédias tecnológicas. E a má notícia é que, se o problema já começou, deve-se preocupar em não ampliar este problema, e saber o que pode ser reparado para recuperar eventuais perdas.

Evitando e combatendo desastres tecnológicos

Algumas ações bem simples, outras complexas, podem baixar os riscos de desastres envolvendo tecnologia.

São elas:

O backup de dados é uma das formas de se minimizar as chances de tecno tragédias. Mas atenção: na informática, costuma-se dizer que, quem tem um backup, não tem nenhum. Quem tem dois, na verdade só tem um. O recado é que, quanto mais backups independentes entre si, melhor.

Mantenha cópias dos seus dados em computadores diferentes, preferencialmente na nuvem, em HDs externos e no servidor. Dessa forma, em caso de uma pane geral, alguma versão das informações você ainda deverá ter para salvar o dia.

Plano de contingência

Muitas coisas não podem ser protegidas com o simples hábito de fazer cópias de segurança das informações. Frequentemente, é necessário construir um belo plano de contingência para lidar com as crises quando, e se, acontecerem.

Para criar um bom plano de contingência, deve-se priorizar.

  • Recuperação de dados?
  • Resolver problemas de clientes?
  • Fazer comunicados públicos?
  • Acionar equipes de segurança e/ ou advogados?

Tudo isso pode ser importante, depende do seu caso. A diretoria deve participar do processo de criação do plano de contingência, e precisa aprová-lo e dar o seu aval antes de ser necessário colocar o plano em ação.

O plano de contingência precisa definir uma equipe, que entrará em ação quando o plano começar a ser executado. Gerentes e coordenadores, principalmente os relacionados a operações e TI devem estar nesta equipe.

Deve ser feita uma análise de riscos, para prever todas as situações que podem vir a ocorrer, mesmo com risco remoto. E um plano de ação deve detalhar todos os processos e atitudes a serem tomadas no caso de uma crise.

Tudo isso deve ser detalhado em um documento descritivo para o plano de contingência. Não deixe nada passar em branco e prepare tudo para que, em caso de tragédia tecnológica, seja possível agir o mais rápido possível.

É fundamental preparar a sua empresa para eventuais problemas e, para isso, nada melhor do que ter um bom planejamento, uma estrutura de primeira e, se necessário, contar com empresas terceirizadas. Se você ainda tem dúvidas quanto a esse tema, deixe nos comentários que lhe ajudaremos.

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