Produtos de TI

MySQL x SQL Server – qual banco de dados escolher?


Quando falamos de banco de dados no mercado é impossível não pensar nos dois gigantes MySQL e SQL Server. Quando dois jogadores tão grandes competem pelo mercado, muita discussão é fomentada entre os admiradores específicos de cada um. É a velha história do Mac vs PC.

Cabe a nós, usuários, entender o que cada um possui de melhor e assim decidir qual implementar no nosso banco de dados.

Você sabe as diferenças entre os dois?

Entenda um pouco sobre o MySQL e o SQL server e identifique qual é melhor para o banco de dados da sua empresa.

Fabricantes e licenças

 Quando pensamos em software a primeira pergunta que normalmente passa pela nossa cabeça é: ele é pago ou gratuito?

Esse é um ponto importante na decisão de qual escolha, não é mesmo? Nesse sentido vale ressaltar a primeira diferença entre o MySQL e o SQL Server.

O MySQL é controlado pela Oracle Corporation que manteve o código aberto, com os devidos acordo de uso, de sua antecessora sueca My SQL AB. Ou seja, ele é um programa gratuito!

A empresa detentora do SQL Server é a Microsoft. Tanto que, hoje, o software possui o nome, Miscrosoft SQL Server. O preço do SQL Standard Edition gira em torno de R$9164,00. Um baita investimento.

Controle de dados

Os dois programas em questão conseguem exercer quase todas as funções que o outro faz. O que muda é a forma de execução e a simplicidade, que varia de acordo com o software. Por exemplo, O MySQL é melhor para selecionar um dado para ser visualizado, atualizado e salvo. Além disso, é uma escolha excelente para armazenar e referenciar as datas. Mas ao mesmo tempo não é o melhor sistema no quesito de inserir e deletar novas datas. Ele consegue executar essas funções, mas não da forma mais simples e eficaz. Esse é um dos pontos em que o SQL é mais forte.

Uma curiosidade a respeito deles é o tamanho dos programas. O MySQL é bem mais leve, com cerca de 150MB para instalação, enquanto o SQL Server gira em torno de 1,5GB. Vale lembrar que o tamanho do software não implica que um tenha mais funções do que o outro, pois como já foi dito, ambos conseguem executar basicamente as mesmas funções.

A questão da segurança

O quesito de segurança é extremamente importante no que se diz do gerenciamento de banco de dados. Tanto o SQL quanto o MySQL possuem um cuidado especial e por isso fazem de tudo para manter seus programas com o maior grau de segurança possível. Ambos, por exemplo, fornecem suporte nesse quesito para seus clientes, que podem ser pagos ou gratuitos.

Indo mais a fundo, o SQL ainda possui uma ferramenta de segurança que o MySQL não agrega, a chamada Baseline Security Analyzer. Ou seja, ele possui essa opção complementar de segurança que é muito útil para os gerenciadores de banco de dados.

Todos os softwares de um mesmo segmento possuem várias semelhanças e diferenças. Não poderia ser diferente com o MySQL e o SQL Server. O importante é entender sobre cada um e escolher o que mais se encaixa na sua necessidade!

Para sua empresa qual é a melhor alternativa: MySQL ou SQL Server? Conte-nos sobre suas experiências com esses dois softwares nos comentários! É sempre positivos termos mais opiniões diversificadas.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10