Produtos de TI

Tudo que você precisa saber sobre as licenças Windows Server 2016


O Windows Server 2016, o sistema operacional de servidores da Microsoft, é um grande sucesso entre empresas, profissionais de TI e usuários. O resultado final oferece uma experiência perfeita da Microsoft do início ao fim; une tecnologias familiares, como Active Directory e virtualização, com conceitos de infraestrutura modernos, como conteinerização, serviços federados e serviços baseados em nuvem. Saiba mais sobre as licenças do Windows Server 2016 a seguir.

Você também vai gostar:

Windows Server 2019 Essentials vs Standard: qual versão escolher?

Por que adotar balanceamento de carga entre servidores na sua empresa?

Edições de licenciamento de acordo com a dimensão da empresa

São três edições principais do Windows Server que você pode licenciar baseado na dimensão da sua organização e principais fatores são o tamanho da sua organização e nos requisitos de datacenter e virtualização: 

  • Datacenter: recomendada para ambientes de datacenter altamente virtualizados e definidos por software.
  • Standard: recomendado para clientes com ambientes de baixa densidade ou não virtualizados.
  • Essentials: é um servidor prioritariamente conectado à nuvem, ideal para pequenas empresas com até 25 usuários e 50 dispositivos. A Essentials é uma boa opção para clientes que atualmente usam a edição Foundation, que foi descontinuada.

Existem outras edições do Windows Server 2016 para uso especial e são fornecidas abaixo.

  • Nano Server: É um recurso que vem com Standard ou DataCenter Edition. Pode ser um servidor de arquivos, servidor da Web ou máquina virtual inteligente ou DHCP/DNS etc.
  • Hyper -V (hipervisor): O Hyper-V hospeda outras máquinas virtuais.

Modelos de licenciamento

A Microsoft mudou o ‘licenciamento por processador’ para ‘licenciamento por núcleo’. O licenciamento do servidor passou a ser pela quantidade total de Cores (núcleos) do servidor onde será instalado e não mais pela quantidade de processadores. Ou seja, o que importa não é a quantidade de processadores, mas sim a quantidade de núcleos de processador que o servidor possui. 

O requisito de licença total é então baseado no número de núcleos por processador, que cobrirão dois núcleos cada, como você pode ver na tabela abaixo. 

Processadores por servidor vs. Núcleos físicos por processador. Fonte: https://www.microsoft.com/en-us/licensing/product-licensing/windows-server 

Os modelos de licenciamentos são:

Licenciamento por Core (Núcleo):  Todos os núcleos físicos no servidor devem ser licenciados. É necessário um mínimo de 8 licenças  (Core)  para cada processador físico; O mínimo de 16 licenças (Core) é necessário para cada servidor; Licenças de núcleo são vendidas em pacotes de duas unidades; 

Client Access Licenses (CALs): As CALs são necessárias para cada usuário ou dispositivo acessando um servidor 

CAL por Dispositivo: Um dispositivo pode acessar recursos do servidor por um número ilimitado de usuários;

CAL por Usuário: Um usuário pode acessar recursos do servidor por um número ilimitado de dispositivos.

Como determinar o número necessário de licenças principais

O licenciamento de software de servidor para as edições Windows Server 2016 Standard e Datacenter requerem as licenças básicas

Para cada servidor, o número de licenças de núcleo necessárias é igual ao número de núcleos físicos no servidor licenciado, sujeito a um mínimo de 8 licenças de núcleo por processador físico e um mínimo de 16 licenças de núcleo por servidor

As licenças principais são vendidas em 2 packs e 16 packs. Para servidores com mais de 16 núcleos de processador, será necessário adquirir pacotes adicionais.

O que saber antes de escolher o licenciamento

Para executar o Windows Server 2016, você precisa comprar licenças para no mínimo 16 núcleos, por dois processadores físicos.

Isso significa que você precisa comprar no mínimo 8 pacotes de dois núcleos para cada dois processadores físicos em seu servidor. Isso é equivalente a uma licença padrão regular do Windows Server 2012 R2.

Para você comprar o Windows Server, você precisa considerar a quantidade de cores do do seu servidor físico e levar em consideração:

  • O número de máquinas na empresa;
  • A quantidade de servidores que farão o papel de controlador de domínio;
  • Quantidade de processadores;
  • Quantos núcleos (Core) cada processador possui.

O produto é vendido em pacotes de núcleos, denominados SKU, onde cada SKU dá direito a licenciar 2 núcleos. Se você tiver mais de 8 núcleos por processador, tudo o que você deve fazer é comprar 1 pacote de licença de dois núcleos para cada dois núcleos além do mínimo de 16.

Exemplo: você tem um servidor com dois processadores. Cada processador possui 10 núcleos. Você tem 20 núcleos no total. Você adquire o mínimo de 8 pacotes de dois núcleos, que cobrem 16 dos seus núcleos. Você precisa comprar 2 pacotes de licença de dois núcleos adicionais para cobrir os 4 núcleos extras que você possui.

A tabela a seguir fornece exemplos para configurações de servidor e o número mínimo de licenças básicas do Windows Server 2016 concedidas. As concessões fornecem licenças básicas suficientes para continuar executando o mesmo número de cargas de trabalho (OSEs) no servidor existente.

Exemplo de pacotes de 2 núcleos (1 SKU) necessários de acordo com o número de processadores do servidor. Fonte: https://www.microsoft.com/en-us/licensing/product-licensing/windows-server 

Requisitos mínimos para as edições Standard e Datacenter

Padrão/Standard: Quando todos os núcleos do servidor são licenciados (sujeito a um mínimo de 8 licenças de núcleo por processador físico e um mínimo de 16 licenças principais por servidor), o Standard tem direitos de usar dois OSEs ou dois contêineres Hyper-V e ilimitado Contêineres do Windows Server.

Datacenter: Quando todos os núcleos do servidor são licenciados (sujeito a um mínimo de 8 licenças de núcleo por processador físico e um mínimo de 16 licenças principais por servidor), a edição Datacenter tem direitos para usar OSEs ilimitados, contêineres Hyper-V, e contêineres do Windows Server.

Suporte técnico

Além do mais, para a subscrição do Windows Data Server 2016 com a 4Partner, você também poderá escolher o Suporte Técnico que vem em duas versões, a Standard, atende 8 horas por dia em 5 dia por semana; ou o Premium que atende 24 horas por dia em 7 dias por semana, ambos via Web ou Telefone.

Como adquirir a licença do Windows Server 2016

A subscrição pode variar entre 1 e 3 anos de contratação, além dos serviços adicionais de suporte técnico para o auxílio nas questões de TI como mencionados anteriormente.

Nós, da 4Partner, estamos prontos para te oferecer as principais novidades da Microsoft e Windows Server com os melhores preços e condições. Para fazer sua cotação, obter mais detalhes completos e tirar todas as suas dúvidas sobre licenciamento de servidor, consulte nossos especialistas!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10