Gestão de TI

Gestão de TI: Como as empresas vão se adaptar às mudanças do mundo?


As transformações econômicas, tecnológicas, climáticas e demográficas no mundo todo estão afetando o comportamento das pessoas e a forma como encaram essa nova realidade.

Governos, grandes corporações e associações importantes já participam de comitês sobre o futuro da sociedade, desde a implementação de novas tecnologias, como IoT (Internet das Coisas), até a assistência de inteligências artificiais na construção de cidades inteligentes.

As mudanças são visivelmente rápidas. Mas para preparar as empresas para este cenário volátil, é necessário entender quais as principais forças que estão impactando as sociedades.

1. Mudanças Climáticas

Escassez de recursos naturais, Efeito Estufa e desastres naturais cada vez mais intensos evidenciam as ameaças que enfrentaremos nos próximos anos.

As empresas que quiserem sobreviver aos impactos das mudanças climáticas e alinhar sua missão à exigência crescente por responsabilidade ambiental terão que repensar o modo como suas operações atingem o meio ambiente.

Um dos mercados mais afetados por preocupações ecológicas nos últimos anos foi o de automóveis. As principais montadoras do mundo estão aumentando seus investimentos em carros elétricos ou híbridos para suprir a demanda por veículos com energia sustentável.

2. Urbanização Crescente

A China tem duas das regiões metropolitanas mais habitadas do mundo, e ainda planeja construir “Super-Megalópole” com mais de 130 milhões de habitantes. A crescente urbanização não altera apenas o meio ambiente, ele também afeta o comportamento humano.

No cenário urbano, a tecnologia tem um papel ainda mais importante no cotidiano. Tecnologias como o Uber, ou o Waze, talvez não fossem tão relevantes em ambientes pouco habitados, onde a mobilidade é menos complexa. Porém, seus produtos são essenciais para habitantes das cidades, seja pela organização do trânsito ou pela disponibilidade de serviços rápidos e eficientes para a mobilidade.

3. China na Economia Global

A participação e importância da China na economia global continua crescendo, como exportadora de bens de consumo, assim como produtora de tecnologia e mercado consumidor.

O crescimento econômico incessante do país, somado ao grande incentivo governamental em novas tecnologias, tem deslocado investimentos, antes concentrados nos Estados Unidos.

4. Mudanças Demográficas

A população mundial está envelhecendo rapidamente, segundo Census Bureau dos Estados Unidos. Por outro lado, na África e alguns países emergentes, a média da idade será muito menor do que em países como os Estados Unidos e Europa.

Neste novo cenário, o desafio das empresas será oferecer produtos e serviços adaptáveis às diferentes necessidades de cada público.

5. Transformações Tecnológicas

A força impactante mais intensa e imprevisível é a tecnológica. Assim como a internet e o celular transformaram completamente o modo como nós nos comunicamos, novas tecnologias disruptivas podem alterar qualquer perspectiva atual.

As previsões atuais apontam para tecnologias como IoT, inteligência artificial e Machine Learning como principais tendências tecnológicas. Podemos ver como isso se reflete em produtos tão antigos quanto espelhos ou ambientes clássicos como cozinhas, que agora podem servir também como interfaces para assistentes pessoais.

Entender quais tecnologias estão transformando o mundo é vital para qualquer negócio, até mesmo aqueles que não são diretamente afetados pelas avanços tecnológicos.

O Domino’s Pizza, por exemplo, é a maior rede de entregas de pizza do mundo, e seu maior investimento atual é em novas tecnologias. A Domino’s se reinventou e, a partir deste novo foco em tecnologia, foi capaz de valorizar suas ações em quase 20 vezes desde 2010.

O contexto atual exige, além do conhecimento dos desafios, planos de adaptação e reinvenção do do seu negócio. Afinal, o mundo está mudando! E você, o que está fazendo para garantir o futuro da sua empresa?

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?