Produtos de TI

Faz gestão de rede de computadores na sua empresa?


Não é possível imaginar uma empresa funcionando sem ter quase todos os seus processos, arquivos e ferramentas de gestão centralizados em servidores na nuvem. Seja nas workstations, nos smartphones ou qualquer ferramenta eletrônica, todos certamente estarão conectados a uma rede.

Por isso, nada mais natural que ter cargos bem delineados nas grandes corporações para cuidar essencialmente da tecnologia, porém, consoante ao momento de downsizing, aumenta a responsabilidade de um número decrescente de gestores, que muitas vezes acumulam cargos fundamentais para uma gestão eficiente. Seria possível, mesmo com menos capital humano, gerir tudo com mais qualidade?

Gestão de redes: o grande desafio

Gestão de redes
De forma alguma estamos vivendo no paraíso da gestão de redes: acompanhar o desenvolvimento e novas ferramentas, garimpar e implementar as melhores soluções pode ser uma tarefa digna de epopeia. Cometer erros pode significar perder um negócio por motivos torpes. Negligenciar o “feijão com arroz” pode ser desastroso para o desenvolvimento da sua empresa.

A luz no fim do túnel: mais opções

Crescem tanto em número quanto em qualidade as diversas ferramentas de gestão de redes. Ao contrário do cenário de 15 anos atrás, temos atualmente numerosas opções que oferecem um controle mais ou menos amplo, seja de backup, trânsito de comunicação, compilação de documentos, monitoramento de segurança, desempenho ou comunicação instantânea.

O mercado oferece soluções em variados módulos, para evitar o famoso “tiro de canhão para matar uma formiga”. Um belo exemplo são as soluções escalonáveis da Cisco, que contemplam até mesmo a linha doméstica e para escritórios de estrutura reduzida, permitindo que você aumente a disponibilidade e a performance do sistema, usando diversas portas para se conectar à internet, e diversas outras vantagens, como a proteção à conectividade VPN criptografada e recursos de segurança para acabar com a ameaça do acesso não autorizado.

As soluções de conectivade da Cisco fazem parte dos 3 produtos mais populares para empresas, com estas soluções você conta com proteção de dados somada a criptografia, uma conexão com melhor desempenho e terá uma solução que atualmente é o padrão do mercado em empresas de todo o mundo.

O nirvana da gestão de redes

Hoje podemos, enfim, dizer que os gestores de pequenos e grandes negócios podem acessar a baixo investimento ferramentas de controle excelentes. Novos frameworks, como o Rails, nos mandam uma mensagem contundente: simplicidade e eficiência podem andar juntas com imensa agilidade.

Para os CIOs essa mensagem tem outro significado: poder de negociação. A solução para o desempenho excelente não está mais naquele rapaz de hábitos de vida misteriosos que era o único a saber quais checkbox acionar, mas está a poucos cliques, através da comunicação com consultores cada vez mais especializados em seus produtos e também em gestão.

Avalie seus processos e ferramentas constantemente

A solução é estar sempre aberto e atento, avaliar o esforço que certas ferramentas demandam, questionando, por exemplo: um aplicativo de tarefas simples não seria mais adequado que treinar o staff em Project? O que os colaboradores realmente precisam? Pode-se fazer diferente? Abra seus ouvidos! E nunca, mas nunca mesmo, deixe que os serviços básicos sejam menosprezados: para isso, conte com ferramentas e fornecedores confiáveis.

Gestão de rede bem feita é a base do sucesso da sua empresa! Ainda tem alguma dúvida disso? Deixe um comentário e participe da conversa!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10