Produtos de TI

Os erros mais comuns na hora de comprar No-break


O indício da aproximação de uma tempestade talvez seja uma das situações mais assustadoras para qualquer pessoa que trabalhava com tecnologia há algum tempo.

Contudo, pode-se hoje contar com equipamentos que mantém a energia ativa mesmo com queda, excelentes soluções para esse problema, uma vez que conseguem manter a energia dos computadores até todos os arquivos serem devidamente salvos, o e-mail digitado e a planilha finalizada.

Mas imagina se a luz cai e ele o deixa na mão? Aí complica, certo? Não corra esse risco, aprendendo agora mesmo a distinguir os erros mais comuns na hora de comprar no-break — ou arrisque-se e veja como uma tempestade volta a ser assustadora!

O problema das voltagens

No Brasil existem duas voltagens muito comuns nas cidades: 110V e 220V. Aparelhos feitos para serem ligados em uma voltagem específica, se ligados na outra, fatalmente falham. Alguns modelos são até fabricados para funcionarem com os dois tipos (bivolts), mas a maioria ainda é planejada para uma voltagem específica. Assim, o primeiro fator a ser observado no momento da compra é relativo à voltagem, que deve ser compatível com o sua rede local. Quando se compra um aparelho sem observar esse aspecto, arrisca-se ter um produto ineficaz.

A potência

Muitas pessoas acreditam que um no-break pode suportar dezenas de aparelhos sem maiores problemas. Mas a história não é tão simples assim. Tudo muda de acordo com a potência do aparelho. Assim, quanto maior a potência, mais aparelhos conectados simultaneamente ele suportará.

Ligar dezenas de aparelhos em um equipamento que não foi feito para suportar tamanha carga pode acarretar no equipamento trabalhando em seu limite máximo. Dessa forma, caso ele precise manter a energia por alguns minutos a mais, pode simplesmente não conseguir e acabar desligando, afinal, toda a energia que ele armazena seria usada em poucos segundos, pelo grande número de aparelhos nele conectados.

O No-break e o servidor

Existem basicamente três tipos: standby, linha interativa e on-line, sendo que cada um deles tem sua especificidade. Assim, se ao comprar este tipo de equipamento, esse quesito não for observado, pode ser que o aparelho venha a deixar o usuário na mão.

Às vezes a questão do preço é tão importante que os empresários optam pelo modelo inapropriado para sua empresa, só para investirem menos. O problema é que algumas redes de computador geram uma variação constante de voltagem. Assim, um modelo standby pode não ser ideal para um servidor, por exemplo, pois ele não consegue lidar com essa variação.

Da mesma forma, um no-break on-line talvez seja exagerado para um desktop pessoal. Dessa maneira, adquirir esse modelo acaba saindo caro, uma vez que sua função de controle interativo da voltagem pode nunca ser utilizada — como seria no caso de um servidor, por exemplo.

Algumas vezes um pequeno deslize na compra de um aparelho tecnológico pode significar uma verdadeira dor de cabeça, por isso é sempre bom procurar entender bem o produto desejado para se fazer a melhor compra possível. Por mais simples que pareça, comprar este tipo de equipamento exige um cuidado especial, escolhendo o melhor modelo para cada ocasião.

Standby

Standby

Estes modelos filtram a corrente elétrica e a entrega diretamente aos equipamentos, assim como um filtro de linha ou um estabilizador. Ao detectar uma queda na rede elétrica, o equipamento assume a alimentação usando sua bateria e seu inversor.

Linha interativa

Linha interativa

Eles regulam a tensão, aumentando ou diminuindo a energia da rede conforme necessário, antes de repassá-la para os equipamentos protegidos ou alimentar a bateria. A diferença é que o inversor fica ligado continuamente e um circuito de monitoramento se encarrega de monitorar a tensão e usar energia do inversor em caso de queda na tensão.

Online

Online

Os equipamentos são sempre alimentados pela bateria, que é recarregada constantemente. Nesta configuração, os equipamentos ficam totalmente isolados da rede elétrica, e os circuitos de entrada e as baterias absorvem todas as variações de eletricidade.

Para entender ainda mais esse processo, confira nosso post com 5 dicas para ajudá-lo na hora de comprar um no-break e se informe sobre a melhor escolha para você!

Não se esqueça de comentar aqui caso tenha ficado alguma dúvida! Compartilhe conosco seus questionamentos!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10