Produtos de TI

Entenda a importância da ferramenta de BI para seu banco de dados


Com o crescente avanço da tecnologia e as mudanças constantes do mercado, todos reconhecem a importância do banco de dados dentro das empresas, afinal, hoje ele é visto como ferramenta fundamental para o bom andamento do trabalho.

Com ele, é possível armazenar informações de forma organizada e relacioná-las de maneira rápida e segura. O gerenciamento adequado do banco de dados minimiza os erros, além de proporcionar uma série de benefícios como delimitar o perfil do consumidor, mensurar aceitação de um produto, serviço ou dos indicadores organizacionais, entre outros.

Acompanhe agora a importância da implementação de um banco de dados e os benefícios que uma ferramenta de Business Intelligence de qualidade agrega à sua empresa.

Conheça seu cliente

Por meio da mineração de dados você consegue estruturar informações e traçar com clareza o perfil do seu cliente. Isso impacta diretamente no crescimento e produtividade da empresa, porque agora as ações são direcionadas para o seu público, através do uso das ferramentas adequadas.

É ilusão pensar que um produto vai atingir todas as pessoas, no entanto, é correto afirmar que o público de uma empresa deve ser o mais abrangente possível. Neste caso, ser abrangente significa ter um grande número de clientes dentro de um único perfil.

Crie estratégias certas e diferenciadas

Com a ferramenta de bi, é possível se fazer uma análise certeira das informações e uma melhor definição do perfil do seu cliente, tornando possível traçar um planejamento estratégico eficaz. Se o seu objetivo é estimular a compra periódica de algum produto, uma boa opção é criar um cartão fidelidade. Assim, toda vez que o cliente efetuar uma compra ele ganhará pontos que poderão ser revertidos em brindes ou descontos.

Além disso, você pode usar as informações do banco de dados para alavancar as vendas: se você tem um público-alvo formado por estudantes das universidades x e y, e 30% deles não efetivam as compras devido à forma de pagamento. A partir do momento que você identifica o problema, se torna possível reverter o quadro investindo, neste caso, em outras plataformas de pagamento.

VEJA TAMBÉM: Conheça o Oracle Business Intelligence 11g

Plano de marketing e campanhas podem ser definidas através da mineração de dados

Com base nas informações, é possível trabalhar com a comunicação dirigida com altos índices de assertividade. Um e-mail ou SMS pode funcionar bem para a metade dos consumidores, outros podem preferir saber das novidades através do envio de materiais impressos, como mala direta ou até mesmo por outras mídias.

Em campanhas promocionais não é qualquer prêmio que atrai público. O seu cliente é único e deseja ser tratado assim. Para consumidores jovens com um perfil aventureiro, uma viagem para o Chile com escaladas pelas montanhas dos Andes seria um ótimo destino, o que não funcionaria, por exemplo, para um público infantil ou de pessoas com mais idade.

Fique de olho nos resultados

A mineração de dados é um dos pilares para o desenvolvimento e crescimento empresarial. É fundamental analisar os resultados e tirar proveito deles. Crie um cronograma para comparar dados e analisar detalhadamente os resultados. Essa é a melhor maneira de acompanhar as mudanças de mercado e se prevenir de possíveis problemas.

Softwares disponíveis

O mercado tem um leque variado de gerenciadores que acumulam vantagens e se adequam ao perfil do cliente. Os principais comercializados hoje são Oracle, SQL Server, MySQL. O Oracle, por exemplo, é um dos mais usados atualmente: possui uma documentação detalhada, tem arquitetura flexível e muitos recursos para a otimização de processos. Além disso, tem alto índice de segurança e confiabilidade.

Para um melhor desempenho do sistema de monitoramento de banco de dados (SGBD), é essencial investir em mão de obra qualificada e, assim, conseguir administrar e usufruir de todos os benefícios que o sistema oferece.

Agora que você entende os benefícios de uma ferramenta de Business Intelligence, aplique esta técnica no seu negócio e venha contar para gente a sua experiência. Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10