TECNOLOGIA PARA EMPRESAS

Empresas “mais verdes” - TI Verde

Publicado por Angelo Públio em 30-11-2012 14:18

empresas-mais-verdes-ti-verde

A conscientização ambiental do TI Verde vem com o objetivo de reduzir os resíduos eletrônicos que aumentaram expressivamente após a virada do milênio

A conscientização ambiental deixou de ser uma tendência e o TI Verde se transformou em uma obrigação; uma amostra dessa grande preocupação em relação ao meio ambiente é a pesquisa elaborada pela Accenture que mostra um contingente significativo de pessoas que “adotaram” essa causa...

Segundo a empresa, 80% dos formandos entrevistados disseram que estavam interessados em trabalhar para companhias que tivessem um impacto ambiental positivo, enquanto que 92% optariam por trabalhar em empresas mais “verdes”.

engrenagem

O TI Verde vem com o objetivo de reduzir os resíduos eletrônicos que aumentaram expressivamente após a virada do milênio. A TI Verde engloba, entre outros, o cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área da Tecnologia da Informação.

Como o assunto possui inúmeros atrativos e um vasto teor de conteúdo, separamos para nossos clientes, parceiros e interessados pela causa, alguns procedimentos imediatos que podem ser feitos em qualquer modelo de empresa.

- Economia de transações eletrônicas entre as empresas, como faturamento e pagamento, não utilizando nenhum documento impresso ou deslocamento entre as partes envolvidas, denominado E-Biling ou E-Invoicing.

- Facilitação de trâmites via web, como deslocamento dos clientes, lojas virtuais, atendimento por telefone, vídeo conferência, dentre outros...

- Customização via Intranet, diminuindo o uso de papel e impressões, o que também aumenta a eficiência organizacional dos processos burocráticos, com maior controle e organização de informações.

- Logística adequada (empacotamento, envio transporte, etc.) reduzindo o nível de empacotamento e organizando as entregas em lotes e não em ordens individuais, sempre que possível.

- Utilização de softwares de gestão centralizados, com banco de dados único e informações acessíveis a todos com praticidade, velocidade e segurança. Empresas como a Unilever, Laboratório Fleury, Banco Real, SAP Brasil, Itautec e Locaweb já realizam e implementam o “conceito verde”.

Conheça pelo mundo afora as empresas que já adotaram este conceito e veja as diversas formas e modelos de ações. Acesse: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/ti_verde

Angelo Públio

Escrito por Angelo Públio

Diretor Comercial na 4Partner, com MBA em Business Intelligence, compartilha informações do Universo de Tecnologia para Empresas.

Envie seu comentário através do formulário abaixo!

Receba nossos artigos por e-mail