Tecnologia para Empresas Quanto mais você sabe, melhor você compra.

Empresas “mais verdes” - TI Verde

Por Angelo Públio

30-11-2012 14:18

empresas-mais-verdes-ti-verde

A conscientização ambiental do TI Verde vem com o objetivo de reduzir os resíduos eletrônicos que aumentaram expressivamente após a virada do milênio

A conscientização ambiental deixou de ser uma tendência e o TI Verde se transformou em uma obrigação; uma amostra dessa grande preocupação em relação ao meio ambiente é a pesquisa elaborada pela Accenture que mostra um contingente significativo de pessoas que “adotaram” essa causa...

Segundo a empresa, 80% dos formandos entrevistados disseram que estavam interessados em trabalhar para companhias que tivessem um impacto ambiental positivo, enquanto que 92% optariam por trabalhar em empresas mais “verdes”.

engrenagem

O TI Verde vem com o objetivo de reduzir os resíduos eletrônicos que aumentaram expressivamente após a virada do milênio. A TI Verde engloba, entre outros, o cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área da Tecnologia da Informação.

Como o assunto possui inúmeros atrativos e um vasto teor de conteúdo, separamos para nossos clientes, parceiros e interessados pela causa, alguns procedimentos imediatos que podem ser feitos em qualquer modelo de empresa.

- Economia de transações eletrônicas entre as empresas, como faturamento e pagamento, não utilizando nenhum documento impresso ou deslocamento entre as partes envolvidas, denominado E-Biling ou E-Invoicing.

- Facilitação de trâmites via web, como deslocamento dos clientes, lojas virtuais, atendimento por telefone, vídeo conferência, dentre outros...

- Customização via Intranet, diminuindo o uso de papel e impressões, o que também aumenta a eficiência organizacional dos processos burocráticos, com maior controle e organização de informações.

- Logística adequada (empacotamento, envio transporte, etc.) reduzindo o nível de empacotamento e organizando as entregas em lotes e não em ordens individuais, sempre que possível.

- Utilização de softwares de gestão centralizados, com banco de dados único e informações acessíveis a todos com praticidade, velocidade e segurança. Empresas como a Unilever, Laboratório Fleury, Banco Real, SAP Brasil, Itautec e Locaweb já realizam e implementam o “conceito verde”.

Conheça pelo mundo afora as empresas que já adotaram este conceito e veja as diversas formas e modelos de ações. Acesse: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/ti_verde

Escrito por Angelo Públio

Gerente Comercial na 4Partner, com MBA em Business Intelligence, compartilha informações do Universo de Tecnologia para Empresas.

Envie seu comentário para a gente sobre este artigo através do formulário abaixo.