Produtos de TI

Nobreak para empresas: como dimensionar o equipamento ideal para a sua empresa


A demanda por capacidade de processamento continua a aumentar em todas as empresas, desde as redes pequenas, médias ou grandes. Com a atividade tão dependente de sistemas “sempre ligados”, nobreaks para empresas desempenham um papel cada vez mais importante e significativo em manter tudo em bom funcionamento. Por isso, mais cedo ou mais tarde sua empresa irá precisar de um bom nobreak para as atividades de energia de rede com segurança! Mas como dimensioná-los adequadamente? Confira.

Você também irá gostar:

Qual tipo de NoBreak atende às necessidades do seu negócio?

5 razões para você ter o No-break Eaton 9PX

Fale conosco e conheça os nobreaks Eaton

1) Saiba todos os equipamentos você precisa proteger

Em geral, existem diferentes tipos de nobreaks para diferentes equipamentos e necessidades. Por isso, faça uma lista de todos os equipamentos que você quer proteger, porque dependendo da criticidade do equipamento, será necessário nobreaks com níveis de proteção mais avançados. Unidades menores podem proteger computadores individuais, enquanto modelos maiores podem alimentar vários dispositivos ou um escritório inteiro.

Mas lembre-se: seu nobreak deve ser grande o suficiente para suportar todos os equipamentos conectados a ele.

2) Calcule a carga total dos equipamentos a serem protegidos

Você precisará encontrar a capacidade total do nobreak, pois ele deve fornecer potência (indicada em Watts ou VA)  que supere a potência total consumida por estes equipamentos. É a quantidade de energia que o  sistema pode fornecer. Quanto maior a capacidade, mais equipamentos eletrônicos e dispositivos ele pode suportar. Para encontrar a capacidade do UPS, você precisará calcular a carga, a quantidade combinada de energia que cada um dos dispositivos usa. Para identificar a carga, faça uma lista de equipamentos, incluindo o total de watts que cada peça do equipamento requer para funcionar corretamente. Deve-se incluir todos os dispositivos que o UPS precisará oferecer suporte.

Dica: Ao selecionar um nobreak, dê preferência aos que possuem o maior Fator de Potência. A equação para saber a capacidade total é: encontre a potência ativa de cada produto e some tudo. A fórmula é a seguinte: Potência ativa (W) = Potência aparente (VA) x Fator de potência (FP). Com a potência ativa de cada equipamento, você poderá somar a potência ativa total e saber o quanto de capacidade seu nobreak precisa oferecer. Por segurança, acrescente uma Margem de Segurança Mínima de 30%. 

Ah, e não se esqueça da tensão de rede do seu ambiente, que deverá ser compatível com a tensão de entrada do nobreak. Já a tensão de saída do nobreak deverá ser compatível com a dos equipamentos a serem protegidos. 

3) O tempo que seus equipamentos terão que continuar funcionando

Para o caso de queda de energia, é importante saber quanto tempo você precisará deixar seus equipamentos ativos com o auxílio do nobreak. Eu estou te passando essa dica porque dependendo da região que você está (se tem muita queda de energia ou há muita inconsistência) você terá uma necessidade diferente de alguém que more em uma região com uma rede elétrica mais estável. Ou seja, preste atenção no tempo de autonomia do nobreak antes de investir em um.

Em geral, se a região que o nobreak será instalado tem uma queda de energia de duração considerável e você precisa de algum tempo para fazer o backup dos seus arquivos, ou que seus equipamentos ainda continuem funcionando por um certo tempo, eu sugiro você investir em um expansor de baterias, que permite que você adicione bancos de baterias externos (assim, maior será o tempo de autonomia do seu nobreak).

Dica: quanto menos a quantidade de equipamentos você conectar ao nobreak, maior será a autonomia. E os tempos de autonomia variam de acordo com a potência da carga, temperatura ambiente, o nível de carga e vida útil da bateria.

4) Local de instalação

Existem diferentes modelos de nobreak que podem ser instalados tanto em torre (no caso de modelos mais avançados) como aplicação em rack. Por isso é importante ter um espaço  disponível para o nobreak (bancos de baterias, se for necessário) no seu ambiente de trabalho. 

Dica: Normalmente, o nobreak é um item bem pesado no rack. Por isso, recomendamos você instalar na parte inferior do rack ou em um ambiente em U que seja seguro para deixar o nobreak e o banco de baterias lá, seguros e sem eventualmente precisar levantá-los! 

Uma fonte de alimentação ininterrupta – o nobreak – é uma peça essencial de hardware que protege seu computador e seus dados. Ele fornece a fonte de alimentação de backup em caso de falhas de energia causadas por problemas de corrente elétrica, como blecautes, quedas de energia e picos de energia. Por isso é tão importante ter um equipamento de qualidade para uma garantia do bom funcionamento do seu parque de TI! Mas agora que você leu esse artigo ficará bem mais fácil para você escolher o nobreak ideal para a sua necessidade! A 4Partner é representante da Eaton. Se quiser tirar alguma dúvida de dimensionamento ou saber mais entre em contato conosco.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10