Gestão de TI

Confira tendências e novidades da tecnologia corporativa em 2015


Com a evolução da tecnologia e da velocidade das comunicações, também mudam em ritmo intenso as tendências e novidades da tecnologia corporativa.

Para se trabalhar de formas cada vez mais produtivas e obter sucesso em novas frentes de negócios, as empresas devem estar sempre atentas às mudanças, já que elas podem significar uma vantagem significativa sobre os concorrentes.

Saber adaptar essas novidades à sua própria realidade de forma a trabalhar melhor e obter mais sucesso significa conquistar a tão buscada vantagem competitiva. Que tal então conferir agora mesmo 5 tendências e novidades da tecnologia corporativa em 2015?

Armazenamento na nuvem

Armazenamento na nuvemEssa tendência, na verdade, já vem sendo adaptada pelas empresas, mas agora chegou o momento de se tornar muito mais presente. A ideia é oferecer, no mesmo pacote, mais produtividade e segurança aos dados corporativos.

O armazenamento na nuvem permite aos funcionários ter acesso a seus arquivos, e-mails e outros dados a partir de qualquer computador e dispositivo. É possível, por exemplo, começar a trabalhar em um relatório no trabalho e terminá-lo em casa, sem a necessidade de utilizar pendrives. Trata-se também de um ganho em segurança, pois, mesmo em casos de falhas mecânicas, os arquivos permanecem seguros na nuvem.

Confira também: como fazer backup na nuvem para sua empresa.

Comunicação interna

Comunicação internaCada vez fica mais nítida a importância de se ter uma comunicação interna competente nas empresas. Isso não significa, contudo, apenas instalar um programa de mensagens.

O administrador precisa ter ciência da importância de se documentar todos os processos internos e disponibilizá-los para a fácil consulta via algum sistema que facilite o acesso de dados internos do negócio. É preciso, assim, que exista uma forma de diversas pessoas envolvidas em um projeto discutirem seus desdobramentos de forma fácil e descentralizada, evitando reuniões e e-mails desnecessários.

Você conhece o Yammer, a rede social da Microsoft?

Internet das coisas

Internet das coisasTrata-se de uma das mais inventivas tendências e novidades da tecnologia corporativa. Na atualidade, a internet não é mais restrita ao computador e também não serve somente para exibir páginas e sites. A internet é, hoje, o motor de funcionamento de diversos dispositivos que existem para facilitar as vidas das pessoas.

Já é possível, por exemplo, controlar interruptores de luz, aparelhos eletrônicos e até mapear localizações, tudo com a ajuda de aparelhos que usam uma conexão com a internet para trocar informações entre si. Quem aproveitar as vantagens desses aparelhos pode se aproveitar também de um ganho diante da concorrência.

Impressão 3D

Impressão 3DEssa nova modalidade de impressão também traz como novidade outro paradigma: a possibilidade de se trocar, via internet ou outra forma de transmissão de dados, informações de objetos físicos.

A empresa que investir em uma impressora 3D para o seu negócio pode contar com a facilidade em acessar plantas de objetos, que consistem em arquivos de computador que podem ser compartilhados e encontrados on-line. Assim, é possível ficar no mesmo patamar que seus concorrentes, tendo acesso ao mesmo banco de informações.

Riqueza em dados

Riqueza em dadosPor meio de estratégias de Big Data é possível obter toda uma gama de dados precisos nunca antes possíveis de se tabular. Tanto para o público que consome os serviços da sua empresa como para seus próprios funcionários, isso significa ter acesso a informações que podem ser essenciais para se tomar decisões cada vez melhores. Afinal, ter total ciência do cenário em que você se encontra é determinante para julgar os melhores caminhos a seguir.

Essas tendências e novidades da tecnologia corporativa têm tudo para revolucionar a forma como muitas empresas trabalham, trazendo mais produtividade e um ganho substancial em vendas. Abraçar as mudanças que fazem sentido em seu setor significa estar preocupado em sempre trabalhar de forma focada em seus objetivos e encontrar o caminho para ultrapassar a concorrência. Então o que ainda está esperando?

Agora comente aqui e nos conte qual dessas tendências é mais interessante para o seu negócio? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
7 Regras de ouro para comprar banco de dados Oracle
Produtos de TI
9 Produtos Red Hat para seu negócio