Produtos de TI

Backup pode evitar desastres tecnológicos em sua empresa


Qualquer coisa pode dar errado a qualquer momento, inclusive no ramo da tecnologia. Quem usa qualquer ferramenta tecnológica está sujeito a passar por um desastre.

Os danos que eles causam podem ser pequenos, mas também podem acabar com trabalhos de semanas, meses e até anos. Sistemas eletrônicos são passíveis de falhas e, muitas vezes, elas não mandam aviso antes de acontecer. Diante disso, é imprescindível estar por dentro das melhores estratégias de prevenção.

Evite perda de dados, documentos e projetos importantes. Veja neste post qual é a melhor forma de se previnir em relação aos desastres tecnológicos e não prejudicar seus negócios!

Saiba como evitar perda de projetos importantes prevenindo desastres tecnológicos. Proteja seu negócio!

O que são desastres tecnológicos?

Esta é uma concepção bem ampla, pois diz respeito a qualquer problema que possa causar prejuízos a uma tecnologia. Por exemplo, um vírus que entra no sistema e prejudica o funcionamento da máquina ou faz perder um HD, que é uma das principais máquinas da empresa, e contém todos os dados importantes armazenados.

Pense que esse problema pode acontecer a qualquer momento na sua empresa. É assustador, não é mesmo? Mas prevenção é a palavra de ordem, portanto, conheça a seguir os cuidados certos que você precisa tomar para resguardar seus dados:

Backup nunca é demais

Salvar todos os seus arquivos em outro lugar é uma boa saída. Porém, saiba que ter apenas um backup pode ser problemático. Por exemplo, você coloca todos os dados em um HD externo. Da mesma forma que o HD principal da máquina pode queimar, isso também pode acontecer com o HD externo. Para este tipo de serviço, vale a frase “nunca é demais”. Deixe seus arquivos no maior número de lugares possíveis: na nuvem, HD externo, em um servidor etc.

É importante que você conte com um serviço eficiente de backup, que impeça a criação de arquivos duplicados e proteja contra vírus e malwares. Para isso, conte com uma consultoria especializada.

Proteção e recuperação de dados

Quando o desastre infelizmente acontecer, caso você não tenha realizado um backup eficiente mantenha a calma, pois nem tudo estará perdido. Você pode contar com a recuperação simplificada de dados. Ela cria imagens dos seus arquivos, fazendo com que você possa recuperá-los imediatamente, caso seja necessário. Isso sem contar que diminui os custos de armazenamento e evita sobrecarregar os servidores.

Alta disponibilidade

Imagine um dia normal de trabalho e, de repente, todas as informações que a sua empresa necessitava simplesmente param por um momento, por causa de alguma falha. O tempo perdido para recuperar esses arquivos pode causar sérios prejuízos financeiros — afinal, tempo é dinheiro, não é?

Diante de uma situação como essa, você não precisa arriscar a produtividade da sua empresa. O uso de alta disponibilidade ajuda a evitar este tipo de pane. Com o sistema automatizado, ao reconhecer a pane, o recurso disponibiliza as informações necessárias para que seus negócios continuem.

Proteção de arquivos e migração dos dados

Apenas guardar os dados não é o suficiente — seus dados precisam ser protegidos contra outros problemas, como roubo de hackers, por exemplo. Também devemos evitar o risco que existe quando recuperamos os dados ou os migramos de um servidor físico para um virtual e algumas informações acabam se perdendo.

Investir em serviço de proteção de arquivos e migração de dados evita dores de cabeça e faz economizar tempo. Para isso, busque por aplicativos que realizem estes serviços e ajudem a transportar dados para fora da empresa, para a nuvem e, com isso, facilitem a recuperação deles quando necessário. Não descarte a possibilidade de fazer um Backup em nuvem, nunca é demais ter mais uma garantia!

Opções não faltam para proteger a sua empresa de um desastre tecnológico. Então não espere que o problema aconteça para começar a para pensar em prevenir seus dados! Quer saber mais sobre essas ferramentas de proteção? Deixe o seu comentário!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10