Produtos de TI

5 Passos para criar uma aplicação usando o MySQL Server


Para ter sucesso na web nos dias de hoje, é preciso oferecer um serviço relevante e fazê-lo de forma eficiente. Isso significa proporcionar o máximo de performance ao seu usuário, já que, a qualquer sinal de lentidão ou instabilidade, o cliente pode ser perdido — potencialmente para sempre. Para contar com uma boa performance e flexibilidade suficiente para se adaptar a todo tipo de ferramenta e negócio, o sistema de banco de dados a ser utilizado precisa ser o MySQL Server.

O MySQL Server está por trás das principais aplicações web da atualidade, tendo entre elas o Facebook, o Twitter, o YouTube, além de diversos sites de compras, páginas de bancos e governamentais. Para trabalhar de forma eficiente com o sistema, é preciso realizar as etapas de maneira produtiva e organizada. Então conheça a seguir os 5 passos necessários para se criar uma aplicação usando o MySQL Server:

Planeje a estrutura

Planeje a estruturaPara se utilizar o banco de dados de forma eficiente, é necessário, antes de mais nada, planejar cuidadosamente de que maneira a estrutura será utilizada. Em geral, aplicações web utilizam arquitetura de duas camadas, em que há comunicação direta entre o usuário e o servidor. Por meio das APIs do MySQL Server, é possível facilitar a comunicação entre o conteúdo SQL e o servidor de aplicações.

Crie a interface web

Crie a interface webPara interagir de forma eficiente com o MySQL Server, o sistema precisa de uma interface web para que o usuário insira suas informações facilmente. A princípio, considera-se a necessidade de criar uma página de boas-vindas e de resposta.

A primeira traz um formulário que receberá os dados inseridos pelo usuário. Já o conteúdo da página de resposta é gerado dinamicamente, com base nas informações inseridas anteriormente. Toda essa comunicação serve para que o usuário possa interagir com o banco de dados de forma intuitiva, tenha a certeza de que suas informações foram processadas e possa obter o resultado que busca.

Configure as comunicações

Configure as comunicaçõesUma maneira de otimizar as comunicações feitas com o banco de dados e não impactar a performance do sistema perante o usuário é utilizar um pool de conexões. Nesse cenário, em vez de cada consulta gerar uma conexão individual e haver o risco de sobrecarga com muitos acessos simultâneos, o sistema reutiliza conexões de forma eficiente, sem impactar a performance para o usuário. Dessa forma, uma chamada é fechada logo quando é concluída, dando lugar à próxima. Lembrando que o servidor e o banco de dados precisam estar devidamente configurados para trabalhar com o pool de conexões.

Execute a aplicação pronta

Execute a aplicação prontaTerminada a programação e a configuração dessa aplicação web, resta o momento de testá-la para averiguar o comportamento de suas funcionalidades e a forma como é exibida no navegador de internet. Compile a versão mais recente do projeto e a execute, buscando utilizá-la como o usuário final. Certifique-se de que não ocorrerão erros após a inserção e o envio dos dados, o que caracteriza o bom ou o mau funcionamento do banco de dados. É importante documentar todos os erros de forma organizada, com o objetivo de serem facilmente consultados se necessário.

Corrija eventuais problemas

Corrija eventuais problemasTodo tipo de aplicação web deve contar com uma etapa de busca e correção de problemas e bugs. É possível se certificar de que a maioria dos problemas em banco de dados não ocorram com uma simples sequência de verificações. É necessário checar se o servidor MySQL Server executado está acessível e tem os dados adequados. Também é preciso averiguar se estão definidas corretamente as propriedades do pool de conexões, de forma que o banco de dados fique configurado da forma certa. Desenvolva uma checklist de possíveis falhas a checar ao final do projeto para otimizar o processo e abranger o maior número de problemas possível.

O MySQL Server é referência mundial em banco de dados open source, sendo o motor por trás das principais aplicações web da atualidade. Sua flexibilidade e extensivo suporte proporcionam funcionalidades a todo tipo de aplicação web, dando às empresas um front de negócios confiável e produtivo.

A 4Partner oferece as múltiplas versões do MySQL a clientes que buscam por um sistema de banco de dados confiável para sustentar seu negócio. E não se esqueça de clicar aqui para conferir as diferenças entre o MySQL Enterprise e o MySQL Standard e saber qual é a estrutura ideal para o seu projeto!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10